Providens – Ação Social Arquidiocesana: uma das melhores do Brasil

O mês de dezembro chegou trazendo uma notícia muito especial: A Providens – Ação Social Arquidiocesana, vinculada à Arquidiocese de BH,  foi eleita, pela segunda vez, uma das 100 melhores ONGs do Brasil. O Prêmio Melhores ONGs é um reconhecimento às boas práticas das instituições vencedoras em quesitos como, governança, transparência, comunicação e financiamento. Em 2021, o prêmio contou com recorde de participação: ao todo, 1.033 instituições concorreram.

Neste ano, o Prêmio Melhores ONGs tem um significado a mais para a Arquidiocese de BH. Recentemente, a Providens iniciou as comemorações pelos 70 anos da Ação Social Arquidiocesana, uma história escrita por muitas mãos. Segundo a diretora-geral da Providens, Fernanda Flaviana Martins, o prêmio Melhores ONGs 2021 é muito importante porque demonstra o impacto social das nossas ações.  “O prêmio é resultado da soma do trabalho de todos. Esse reconhecimento simboliza a união de nossos projetos”, afirma.

Melhores ONGs

O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. Reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs no país.

Risco e vulnerabilidade social

A Providens é uma organização da sociedade civil que realiza atendimento nas áreas de serviços socioassistenciais, saúde, educação, habitação, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, de forma gratuita e continuada. A missão é promover ações sociais para garantir e defender os direitos de famílias e pessoas em condições de risco e vulnerabilidade social.