A Providens – Ação Social Arquidiocesana foi eleita a melhor ONG de Minas Gerais. Essa é a terceira vez que a instituição conquista o Prêmio Melhores ONGs. Em 2019, a Providens foi reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil e em 2018 quem foi agraciado é o Projeto Providência, uma das instituições da Arquidiocese Belo Horizonte foi distinguida nessa premiação.
Prêmio Melhores ONGs 2021
O Prêmio Melhores ONGs é promovido pelas organizações O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura, e tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.
Valoriza, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais e também funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência na avaliação de ONGs no país.
A premiação foi transmitida online pelo Canal Futura no YouTube. Confira aqui a cerimônia.
Providens – Ação Social Arquidiocesana
A Providens – Ação Social Arquidiocesana é o “rosto social” da Arquidiocese de Belo Horizonte e oferece amparo aos mais vulneráveis, colaborando para inclusão social e exercício das cidadania, a partir do fortalecimento de vínculos de união, amizade, cooperação e solidariedade.
Atualmente, a Providens – Ação Social Arquidiocesana desenvolve diversas iniciativas/projetos:
- Casa Santa Zita: proporciona acolhida a idosas;
- Casa de Apoio a Saúde Nossa Senhora da Conceição: atendimento à enfermos e pessoas em situação de rua;
- Casa de Francisco: espaço destinado à educação e preservação ambiental;
- Projeto Providência: cuidado com crianças e jovens de vilas, aglomerados e em regiões de vulnerabilidade social;
- Serviço Família Acolhedora: atendimento à crianças afastadas do convívio familiar;
- Presença Solidária: acesso a condições dignas de moradia e inclusão produtiva e geração de renda;
- Casa do Migrante: atendimento ao migrante
- Convivium São José: atendimento à jovens e a população em geral de Justinópolis, Ribeirão das Neves;
- CIAM: Centro Integrado de Atendimento à Mulher, que atende mulheres em situação de rua e em uso prejudicial de drogas.