Projeto Providência: 28 anos de serviços prestados às famílias e à sociedade

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra, neste sábado, dia 7 de maio, os 28 anos do Projeto Providência. Um importante serviço de acolhimento a crianças, adolescentes e jovens nos períodos do dia em que eles não estão na escola. Uma programação especial foi elaborada para comemorar a data nas unidades: Vila Maria, Taquaril e Fazendinha. Todas as comunidades são convidadas a celebrar as grandes conquistas que beneficiam os mais de 1000 integrantes do Projeto. (Confira a programação)

Os educandos do Projeto Providência,  além de participarem de atividades que estimulam a criatividade e a socialização, recebem reforço escolar, o que tem colaborado para o bom desempenho deles nas salas de aula. O objetivo é fazer um atendimento integral (físico, emocional, espiritual, profissional e político), envolvendo toda a família na construção de uma vida melhor para todos.

A partir deste ano, o Projeto Providência está  ainda mais completo, oferecendo aulas de capoeira, judô e balé, em suas três unidades. As oficinas de circo e teatro foram ampliadas. Segundo  a diretora da obra, Fernanda Flaviana de Souza Martins, toda a equipe é formada por educadores capacitados em sua área técnica e comprometidos com o social. “Uma característica indispensável para se alcançar êxito em um trabalho como o que realizamos” – observa.

Fernanda Martins comemora também a aprovação de recursos públicos para a formação de orquestras em cada uma das unidades do Projeto Providência. A diretora explica que muitos instrumentos  foram adquiridos anteriormente e que, agora, assim que os recursos forem liberados, serão contratados professores e maestros.

Mas o maior desafio, segundo Fernanda  Martins, tem sido superado com alegria e dedicação: acolher acada vez mais os meninos e meninas que, ainda hoje, passam a maior parte do dia nas ruas. Uma das mais significativas conquistas que incluem, por exemplo a transformação no comportamento de adolescentes que antes costumavam fazer pichações dentro e fora da comunidade, e hoje ajudam os educadores. Eles compartilham uma sala do Projeto para planejarem suas atividades e ensinam a arte do grafite e da música a meninos e meninas.

No âmbito do Projeto Providência, o Projeto Dia a Dia Construindo a Cidadania – realizado com patrocínio da Petrobrás –  é uma importante iniciativa que incentiva a prática do esporte com orientação de profissionais especializados.  Os frequentadores podem escolher entre handball, judô, xadrez, futsal e outras modalidades, para se desenvolverem  conforme suas habilidades.  A equipe, formada também por profissionais da área ambiental, pretende contribuir com conhecimentos sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, nesse esforço de construção da cidadania.

Nesse contexto de oferecer subsídios para uma educação integral, os profissionais que estão iniciando os trabalhos agora têm a missão de favorecer o direito das crianças e adolescentes  à convivência familiar e comunitária,  buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e a integração com a comunidade.   Só assim, de acordo com Fernanda Martins,  será possível proteger e garantir o desenvolvimento saudável  das crianças em situação vulnerabilidade social.

O Projeto Providência que tem suas unidades em diferentes regiões da Arquidiocese de Belo Horizonte, elaborou programação própria para cada uma delas, em comemoração dos 28 anos da instituição.

PROGRAMAÇÃO:

Unidade fazendinha
8h30 – Abertura com a palavra da diretora do Projeto Providência: Prof. Fernanda Martins
• Encenação Teatral
• Momento de Espiritualidade com o professor Anderson Martins
9h – Apresentação de Dança (professor Charles Davidson)
9h30 – Apresentação de Dança (professora Gabriela Rodrigues)
9h45 – Apresentação da Educação Infantil do Colégio Santa Maria – Unidade Providência
9h55 – Orquestra (música: Como é grande o meu amor por você)
10h15 – Apresentação do Coral em homenagem às mães (música: Raridade)
10h25 – Homenagem ao Projeto Providência

Unidade Vila Maria