Projeto Proclamar a Palavra é apresentado em reunião na Tenda Cristo Rei

Dom Walmor e dom Mol apresentaram de forma bem simples, objetiva e com muito entusiasmo cada um dos dez  compromissos do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra que reúne diretrizes para os próximos quatro anos de caminhada do Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte:

1. Fortalecer a rede de comunidades de fé
2. Investir na opção preferencial pelos pobres
3. Ser Igreja da acolhida
4. Cultivar a fé na ação política e cidadã
5. Fortalecer a família
6. Incentivar o protagonismo de leigos e leigas
7. Assumir cada vez mais a opção preferencial pelas juventudes
8. Promover formação integral e permanente
9. Ampliar as ações de Catequese
10. Investir na evangelização a partir da  comunicação e da cultura.

A apresentação reuniu os gestores das instituições vinculadas à Arquidiocese de Belo Horizonte, durante encontro na Tenda Cristo Rei, que fica no local onde está sendo edificada a Catedral Cristo Rei.

Resultado da Quinta Assembleia do Povo de Deus(5ª APD), cada um dos dez compromissos foram refletidos, amadurecidos e debatidos ao longo de mais de um ano de consultas (pesquisa qualitativa e quantitativa), escutas, diálogos, reuniões com todos os segmentos das redes de comunidades de fé das 28 cidades que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Mol explicou de maneira bem didática sobre a importância de cada um dos compromissos que envolvem os compromissos e as diferentes formas  para se proclamar a palavra: “Pelo testemunho, pela maneira de viver e pelo exemplo: falar, silenciar e testemunhar, também são maneiras de se Proclamar a Palavra.” Citou Paulo em sua caminhada sofrida, com as perseguições e equívocos de entendimentos, mas feliz pela missão de proclamar a palavra.

Dom Mol também ressaltou a importância da família, em suas novas configurações, a exemplo dos avós que, em muitas situações, tornam-se os responsáveis, com a remuneração das suas aposentadorias, pelo sustento familiar. E dom Walmor reforçou que é preciso despertar em cada um a alegria de partilhar e proclamar a Palavra.

O encontro na Tenda Cristo Rei contou também com a presença dos bispos dom João Justino e dom Edson Oriolo,  Vigários, padres e religiosas.

Saiba mais sobre o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra:

– Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra: Comissão Permanente de Assessoria do VEAP se reúne

– Conselho Arquidiocesano de Pastoral reflete o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

– Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra é apresentado no Santuário da Padroeira de Minas

– Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra: vídeo ajuda paróquias a preparar o plano pastoral