Projeto Pão Nosso da Paróquia Santa Catarina Labouré: oração e alegria marcam Natal de pessoas em situação de rua

O clima na Rua Itapecirica , no bairro Lagoinha, era de festa na quinta-feira, dia 14 de dezembro. Muita música e alegria marcaram uma bonita confraternização de Natal, na região central de Belo Horizonte, preparada por voluntários da Paróquia Santa Caterina Labouré. Além do jantar servido na Rua Itapecirica, no bairro Lagoinha, todos puderam apreciar uma bonita apresentação do Coral do Clube Jaraguá. A iniciativa foi dos voluntários do Projeto Pão Nosso, que, durante todo o ano, duas vezes por semana, distribuem alimentos, roupas, sopa, pão e biscoito a moradores de rua de Belo Horizonte.

O Projeto funciona há 17 anos, reunindo 50 voluntários. São pessoas que atuam nas pastorais da igreja, membros da comunidade ou simplesmente cidadãos que se param com a ação nas ruas da Capital e se oferecem para ajudar. O grupo organiza-se em quatro equipes que realizam os trabalhos buscar os alimentos na Ceasa e na padaria, cozinhar, distribuir a sopa e os lanches.

Quase todos os ingredientes e roupas vêm de doações. O dinheiro necessário para compra de algum produto que falte é conseguido com a venda de um bazar que comercializa artigos doados a preços simbólicos.

A espiritualidade é um importante componente do Projeto Pão Nosso. Os voluntários têm dedicado especial atenção à escuta, oração e aconselhamento. Segundo os envolvidos no trabalho, nem sempre a fome das pessoas é de comida. O que elas mais buscam é uma palavra amiga, ou simplesmente alguém disposto a ouvi-las.