Primeira mensagem de 2024: Papa Francisco sublinha que diferenças não devem levar à divisão

A mensagem do Papa Francisco para o mês de janeiro, foi divulgada em vídeo, nesta segunda-feira, 2 de janeiro.  “Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja”, ressalta o Pontífice.

O Papa Francisco explica que a diversidade de carismas, de tradições teológicas e de rituais é algo positivo. Nunca deve ser causa de divisão. “Pelo contrário, devemos alegrar-nos por vivenciar esta diversidade”, diz o Papa na mensagem de vídeo. A seguir, o Pontífice sublinha:

“Já nas primeiras comunidades cristãs, diversidade e unidade estavam muito presentes. Para avançar no caminho da fé necessitamos também do diálogo ecumênico com os irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs. Não como algo que confunde ou incomoda, mas como um dom que Deus dá à comunidade cristã para que cresça como um só corpo, o corpo de Cristo”.

A riqueza das Igrejas orientais

Papa Francisco convida a pensar, por exemplo, nas Igrejas Orientais: “Têm as suas tradições próprias, ritos litúrgicos característicos, mas mantêm a unidade da fé. Reforçam-na, não a dividem”.

Em comunhão com Roma, há numerosas Igrejas orientais, como são os católicos bizantinos, a Igreja Greco-católica ucraniana ou a Igreja Greco-melquita. Outros exemplos da diversidade de ritos no seio do catolicismo são a Igreja Siro-malabar e a Igreja Católica Siro-malancar, surgidas ambas na Índia; a Igreja Maronita, de origem libanesa; a Igreja Católica Copta, de origem egípcia; a Igreja Católica Armênia; a Igreja Caldeia, predominante no Iraque; assim como a Igreja Católica Etíope-Eritreia, entre outras.

Segundo o Papa, “se formos guiados pelo Espírito Santo, a riqueza, a variedade e a diversidade nunca provocam conflito. O Espírito recorda-nos que, acima de tudo, somos filhos amados de Deus. Todos iguais no amor de Deus e todos diferentes”.

“Rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica”.

Acompanhe o vídeo da mensagem do Papa Francisco.