Prepare o seu coração: rezar a Via-sacra é um momento único para o cristão

Meditar sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo é um caminho de purificação para os cristãos católicos e também para as almas que mais precisam, já que a oração da Via-Sacra – quando fazemos a memória dos passos de Cristo e recordamos o seu amor por nós – concede-nos o benefício da Indulgência Plenária. Nesta sexta-feira Santa, às 7h, fiéis, visitantes e peregrinos irão meditar as 14 estações da Via-sacra, até o alto do Santuário da Piedade, local de grande beleza que nos deixa mais próximos de Deus. O pró-reitor do Santuário da Mãe Piedade padre Dhiego Lacerda nos ajuda a refletir sobre este importante e único momento na vida dos cristãos. Acompanhe conosco.

1- Qual a origem da Via-Sacra?
A Via-sacra tem origem  no século quarto, quando os cristãos peregrinavam à Jerusalém e, assim, percorriam o trajeto da Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. A partir do século 17, a meditação da Via-Sacra se tornou uma prática na Igreja.

2- Por que temos 14 e 15 estações?

A décima-quinta estação é a estação da ressurreição, logo não  a rezamos na Sexta-feira Santa, quando vivemos um tempo de oração e penitência. O mistério da nossa fé não para em um Deus que morre na cruz, mas em um Deus que ressuscita, esse é o sentido da décima-quinta estação.

3- Como se preparar para uma significativa Via-sacra?

A melhor preparação é fazermos uma boa Quaresma. Rezarmos no tempo da Quaresma e olhar para ela como um grande retiro que nos prepara para o Tríduo Pascoal. Prepare o seu coração, reze de forma calma, sem aquela pressa e tente meditar os passos de Cristo rumo ao Calvário, por você. A morte de Cristo foi por cada um de nós. Medite, tenha paciência, alimente-se dessa Via-sacra. Perceba e sinta que isso aconteceu porque Deus te ama muito.

4- Devemos rezar a Via-sacra ao longo de todo o ano?

Nós vivemos a experiência da Via-sacra em cada Eucaristia: quando celebramos o mistério da Paixão,  morte de Cristo na cruz e a sua ressurreição, estamos rezando a Via-sacra.

5- Rezar a Via-sacra concede ao cristão a Indulgência Plenária?

O cristão que reza a Via-sacra como um caminho de perda de si mesmo, um caminho de amor verdadeiro, rezando com devoção e de forma piedosa, pode receber a Indulgência Plenária concedida pela Igreja.  Para então receber a indulgência, devemos respeitar as orientações que a Igreja nos apresenta.

6-  A Via-sacra no Santuário da Piedade é um momento de grande inspiração. Quais as expectativas para este ano?

No Santuário da Padroeira de Minas temos duas estruturas de Via-Sacra. Temos as estações, representadas em azulejos, desde a portaria até o alto do Santuário. E temos também a Via-Sacra, que começa na Basílica das Romarias, seguindo até o alto, onde está a Ermida da Padroeira. Nesta Sexta-feira Santa, às 7h, rezaremos a Via-sacra, até o alto da Serra, conduzida pelo nossos reitor, padre Wagner Calegário, junto com o povo da cidade de Caeté, visitantes e peregrinos. Às 19h30 teremos a Via-Sacra, transmitida pela TV Horizonte e pela Rádio América, onde haverá o Sermão do Descendimento da Cruz e a procissão do Senhor Morto, até a Ermida da Padroeira. Que assim juntos, possamos vivenciar esse momento da nossa fé.