O Conselho Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) foi empossado durante Missa de encerramento da Festa de Santa Teresa de Calcutá, na Comunidade Santo Antônio, bairro Kennedy, em Betim. A bênção de envio missionário do grupo representa um importante passo para a ação social da Região e uma nova fase de articulação pastoral e compromisso com a promoção da dignidade humana à luz da Doutrina Social da Igreja.
A Missa foi presidida pelo bispo auxiliar dom Nivaldo dos Santos Ferreira, concelebrada pelo vigário episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Roberto Rubens da Silva, e pelo pároco, padre Alan dos Santos.
Em sua homilia, dom Nivaldo destacou o legado de Santa Teresa de Calcutá e como seu testemunho dialoga com o chamado dos integrantes dos grupos ligados às pastorais sociais. “Seu exemplo de amor, traduzido em gestos concretos de acolhida, cuidado e caridade, inspira a missão do Conselho Social, que nasce com o propósito de olhar para as realidades de dor e sofrimento, dar voz aos invisibilizados e construir, como Igreja, caminhos de esperança.”
De acordo com padre Alan Pereira, assessor das Pastorais Sociais da Região, a presença dos integrantes do Conselho é fundamental para marcar este novo tempo de unidade e compromisso pastoral.
Conselho Social
O Conselho Social da Rensa reúne representantes de diversas pastorais da Região. O principal objetivo do Conselho é fortalecer ações integradas, alinhadas à Doutrina Social da Igreja, em busca do bem comum e da justiça social. A atuação é pautada na sinodalidade, promovendo iniciativas alinhadas ao Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de ser responsável por promover visitas sociais, a Semana Social, a Missa do Trabalhador.