As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, sobretudo na América Latina, têm uma forma singular de levar adiante o projeto do Reino, através de um processo evangelizador centrado nos excluídos e em sua luta por justiça.
Essas comunidades consolidaram uma forma peculiar de ser Igreja, por meio da capacidade criativa na liturgia; da beleza e originalidade de suas respostas às buscas para a evangelização no contexto atual; do compromisso firme e libertador com as lutas populares.
Não foi por acaso que o Papa Francisco, em julho deste ano, na Bolívia, fez questão de se encontrar com representantes dos Movimentos Populares. Aí se expressa a força libertadora, simples e audaz, capaz de transformar a realidade.
Para que você possa conhecer melhor as CEB’s, o Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte tem publicado, periodicamente, artigos a esse respeito. Saiba um pouco mais sobre esse rico trabalho, que tem como objetivo levar a todos a mensagem do Reino de Deus, clicando aqui.