Dom Joaquim Mol afirma que é preciso restituir à comunicação uma perspectiva ampla e a oportunidade do encontro, uma visão humanista

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Mol, ressalta a necessidade de restituir à comunicação uma perspectiva ampla e a oportunidade de encontro, uma visão humanista”. Dom Mol fez a afirmação durante palestra de abertura da III Assembleia Geral da Signis Brasil, realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo (SP).

Dom Joaquim Mol falou sobre o tema “Somos membros uns dos outros: a comunicação a serviço da Igreja no Brasil com incidência na sociedade”. Em sua reflexão, o Bispo destacou a necessidade de iluminar a sociedade. “Nós podemos comunicar luzes, mas também podemos comunicar trevas. ‘Somos membros uns dos outros’ é a expressão de uma realidade que ainda precisa ser ampliada. Ser um só corpo, de modo que a Signis seja um sinal pleno de unidade”, destacou.

De acordo com o assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Tiago José Sibula Silva, a presença dos representantes da Conferência na assembleia foi muito importante para a maior aproximação entre a CNBB e a Signis Brasil. “A nossa presença fortaleceu e estreitou esses laços, o que permitiu vislumbrar novos horizontes para a Igreja no Brasil. Esta comunicação em rede é o desejo da Signis Brasil e também da CNBB”.

A expectativa é que, nos próximos anos, sejam desenvolvidos projetos em comum entre a CNBB e a Signis Brasil, o que reforça o presidente eleito da associação de comunicação católica, Alessandro Gomes:

“A Signis é uma parte da Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco; digo isso pois temos o dever de trabalhar para potencializar o anúncio do Evangelho e contribuir na construção da justiça e da paz. Entendo que ninguém trabalha sozinho, ninguém pode ser fechado em si mesmo, por isso queremos trabalhar juntos com todos os organismos que tenham o mesmo objetivo. Nesse sentido, eu destaco a CNBB, ela é a nossa norteadora e a voz da Igreja de Jesus Cristo aqui no Brasil. Quero que caminhemos juntos”, afirmou Alessandro.

A participação de dom Joaquim Mol e de padre Thiago Silva na Assembleia, segundo Alessandro Gomes, é um forte sinal de união e de pastoreio. O novo presidente da Signis Brasil é diretor executivo da Rede Católica de Rádio no Espírito Santo (RCR/ES) e membro da comissão editorial da Revista Vitória, além de professor de Produção de Rádio e de Teoria da Comunicação no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Novo Milênio – FNM. Até este ano, foi 1º vice-presidente da RCR. Também integram a nova Presidência da Signis Brasil Osnilda Lima, Luís Marques e frei Romanini

A Signis é uma associação católica internacional, com reconhecimento Pontifício. Foi criada em 2001 com a convergência das associações católicas anteriores, relativas à imprensa, cinema e vídeo, rádio, televisão e profissionais da comunicação.