No artigo e podcast publicados na Coluna Fé, no Portal da Rádio Itatiaia, no dia 3 de outubro, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, faz importante reflexão sobre o egoísmo. Intitulado “Presos em um mundo fechado”, o artigo escrito e o podcast destacam que “O egoísmo nos leva a disputas, à defesa cega dos nossos próprios interesses. Em nome do próprio interesse, o ser humano acha que pode passar por cima de tudo e de todos”.
A cada semana, a Rádio Itatiaia publica a Coluna Fé, nos formatos de texto e de podcast, com reflexões de dom Walmor sobre a espiritualidade e a fé cristã. A coluna também é transmitida para as unidades da Rádio Itatiaia, no interior de Minas Gerais.
Acompanhe a publicação na íntegra:
Presos em um mundo fechado
Podemos pensar que estamos livres, mas muitas jaulas nos aprisionam
Saúde e paz, amados e amadas de Deus!
O Papa Francisco faz grave alerta para cada um de nós: vivemos em um “mundo fechado”. Ilusoriamente, podemos pensar que estamos livres, mas muitas jaulas nos aprisionam. Uma dessas jaulas está no egoísmo. O egoísmo nos leva a disputas, à defesa cega dos nossos próprios interesses. Em nome do próprio interesse, o ser humano acha que pode passar por cima de tudo e de todos.
O egoísmo que aprisiona o ser humano contamina a política. Muitos passam a se envolver com a política para alcançar mais riqueza e poder. Deixam de exercê-la de modo nobre, verdadeiramente cristão. A boa política deve ser justamente instrumento para dissipar as sombras de um mundo fechado. E constroem a “boa política” somente aqueles que superam o egoísmo, dedicando-se ao bem de todos, a exemplo do que fez o Mestre Jesus. Importante lembrar: a boa política não é simplesmente tarefa daqueles que ocupam cargos nas instâncias do poder. Cada um de nós é chamado a contribuir, exercendo a cidadania, participando da vida de nossas comunidades.
Cristo, nosso Mestre, ajude-nos a dissipar as sombras de um mundo fechado.
Fraterno abraço.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte