O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a bênção do presépio que passa a integrar o conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na manhã deste domingo, 22 de dezembro, com a participação de muitos fiéis. As esculturas em pedra pesam de 300 a 400 quilos. São imagens em tamanho natural, da artista Vilma Noel, doadas por uma paisagista ao Santuário.
A bênção ocorreu logo após a Missa celebrada às 8h, na menor basílica do mundo, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, no ponto mais alto da Serra da Piedade. Após a Missa, os fiéis seguiram em procissão conduzida pelo Arcebispo até uma gruta, que fica em um espaço do Santuário chamado Caminho das Dores de Nossa Senhora. Trata-se de um jardim que retrata, em mosaicos, passagens bíblicas a respeito da vida de Maria, a Mãe de Jesus. No interior gruta, está o presépio, com as esculturas do Menino Jesus, Maria, José e o anjo.
Conforme explicou dom Walmor, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é marcado pelos mistérios da vida de Cristo. “Casa de Maria – Mãe, discípula exemplar que nos inspira, aqui temos o Jardim das Oliveiras, as Basílicas, o Caminho das Dores, as belezas da natureza e agora também o presépio. Visitá-lo é oportunidade para deixar-se tocar pelo mistério de Cristo, na sua encarnação, vida, ministério, morte e ressurreição. O presépio é um grande presente e todos são convidados a contemplá-lo”, disse.
O Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais pode ser visitado todos os dias. De segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo e feriados, das 7h às 18h. A programação de celebrações está disponível no site www.santuarionsdapiedade.org.br. O telefone é (31)3651-6335.
Bênção do presépio na Casa da Padroeira é destaque na capa do jornal Estado de Minas.