Peregrinos de diversos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte participaram, na tarde deste domingo, 14 de dezembro, da inauguração da Tenda Cristo Rei, no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Missa, concelebrada por sacerdotes da Arquidiocese de BH, e abençoou o presépio de Natal da Tenda. Também conduziu a oração do primeiro dia da Novena que será realizada no local até o próximo dia 22.
A primeira fiel que entrou na capela da Tenda Cristo Rei para participar de sua inauguração foi a senhora Margarida Maria de Souza Marques, cabelereira que mora em São José da Lapa. Ela conta que o marido, o militar reformado Antônio Marques Filho, ajuda a construir a Catedral Cristo Rei por meio do Projeto Faço Parte – Estou na Praça das Famílias. Enquanto aguardava o início da Missa, Margarida Marques rezava o Terço. Ela disse que acompanha todos os passos da construção da Catedral Cristo Rei. “A Catedral ficará muito linda”, avalia a cabelereira, sem esconder o entusiasmo por morar em região próxima ao canteiro de obras. “Gasto 20 minutos de ônibus para chegar aqui”.
Quem percorreu uma distância maior para participar da inauguração da Tenda Cristo Rei foi o padre Dinamar Gomes da Silva, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Betim. O sacerdote destacou a sensação de acolhida proporcionada pela Tenda e disse estar “feliz e surpreso” com o avançar das obras. “Minha Paróquia tem muitas famílias que ‘fazem parte’, que ajudam”, comentou o sacerdote, que também concelebrou a Missa de inauguração da Tenda Cristo Rei.
Antes de celebrar a Eucaristia, o arcebispo dom Walmor, em entrevista a jornalistas, destacou que a Catedral Cristo Rei “não é uma obra pública, nem privada. É uma obra da comunidade”. O Arcebispo retomou essa fala, durante sua homilia, para dizer que os passos dados no avançar da construção devem-se aos gestos de solidariedade. “Se estamos aqui é graças à participação, experiência única em razão da nossa fé, por sermos Igreja”.
Dom Walmor lembrou que a Catedral Cristo Rei não é simplesmente uma construção. “Sua importância está para além do que será em termos de tamanho, serviço e beleza”. Ao refletir sobre a Liturgia deste 3º domingo do Advento, o Arcebispo afirmou que a Catedral Cristo Rei, assim como a comunidade e a família, será escola da fé, lugar que capacita o coração para sentir a alegria que vem de Deus. “O mundo é marcado por muitas tristezas que não podem continuar. Somos chamados a conquistar uma alegria que não é simplesmente um sentimento ou sensação. É a certeza de que Deus conduz e faz”.
Veja fotos da inauguração da Tenda Cristo Rei