Peregrinos celebram Nossa Senhora da Piedade em romaria do Crer

Um grupo de peregrinos vai percorrer a rota do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), partindo de Lorena, interior de São Paulo, neste domingo, dia 12, com previsão de chegada ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no dia 15 de setembro – Festa da Padroeira do Estado. O grupo de romeiros participa, em Lorena, do 3º Salão Nacional do Turismo Religioso – de 10 a 12 de agosto. Na programação do evento, está prevista a Missa de envio dos peregrinos, que será celebrada na Igreja matriz da cidade – a Catedral de Nossa Senhora da Piedade. No Brasil, a devoção à Maria, com o título de Nossa Senhora da Piedade, teria começado no porto de Guaypacaré, hoje cidade de Lorena, trazida pelos portugueses, em 1698.

Da Igreja Matriz de Lorena, partem cinco pessoas – quatro farão o percurso a pé, uma seguirá a cavalo. Após a Missa, os romeiros vão para Aparecida (SP) e, depois, Minas Gerais. O Crer é a maior rota de turismo religioso do Brasil, com 1.032 km de extensão, passando por 38 municípios, entre Minas Gerais e São Paulo, três Arquidioceses (Belo Horizonte/MG, Mariana/MG e Aparecida/SP) e três Dioceses (São João Del Rei/MG, Campanha/MG e Lorena/SP). Os peregrinos.

No dia 15 de setembro, está prevista a acolhida aos peregrinos no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, durante Missa na Basílica Estadual das Romarias.