Paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) participaram de uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade no sábado, 26 de setembro.
A caminhada teve início às 9h, com procissão em direção à Igreja Nova das Romarias com as presenças de dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo referencial da Rensa e padre Jorge (Jerzy Wydrych), vigário episcopal da região. Ao final da caminhada, dom Luiz presidiu a Missa lembrando aos fiéis sobre o propósito da peregrinação de Fé da Rensa: “Você não está aqui para ser mais um ou mais uma, mas, para voltar para casa mais seguro e mais confiante de que Deus o ama”.
Fazendo referência à subida sob forte sol durante a procissão até a Igreja Nova das Romarias dom Luiz ponderou: “Quando a gente faz o exercício de rezar, cantar e silenciar durante a caminhada não sentimos a subida. Da mesma forma na nossa vida a caminhada não é fácil, mas ir sem Jesus é mais difícil ainda”.
Ao final da celebração a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Rensa foi levada até o altar por jovens que participaram da peregrinação. Padre Moisés José Bastos, da paróquia Santa Isabel, em Betim, conduziu as orações ao longo do trajeto até a Igreja Nova das Romarias.
Janice Aparecida da Silva, da Paróquia Cristo Salvador, no bairro Novo Riacho, não escondeu a emoção ao falar da Peregrinação. “Eu estava com o coração muito apertado e volto com ele aliviado. As palavras de dom Luiz tocaram fundo no meu coração”, disse.
A Celebração Eucarística, ao final da Peregrinação, foi organizada por padre Pablo Luiz, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Betim. A Equipe de Canto São José, da paróquia São José e São Gabriel, no Barreiro/BH, conduziu os cantos da Missa.
Os peregrinos chegaram em cinquenta ônibus, vinte vans e dezenas de carros em caravanas organizadas pelas próprias paróquias. A peregrinação faz parte do calendário anual da Região e é uma oportunidade de promover o encontro entre as comunidades.