Peças sacras retornam para a Paróquia Senhor do Bonfim

A Paróquia Senhor do Bonfim recebeu, com a alegria, a entrega de quatro castiçais realizada pela equipe do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, nessa quarta-feira, 13 de março.

As peças, que estavam sob os cuidados do Memorial desde 2011, por meio do Programa de apoio à identificação e restituição de bens culturais desaparecidos, foram identificadas pela comunidade da cidade de Bonfim como parte integrante de um conjunto de castiçais pertencentes à igreja. Após um processo de pesquisa do Memorial, os castiçais foram restituídos e agora vão reintegrar os elementos artísticos e sacros da paróquia. Padre Sérgio Francisco Alves Filho, administrador paroquial da Paróquia Senhor do Bonfim, destaca “que essas peças fazem parte da história da paróquia e que é dever de todos promover ações que assegurem a proteção do patrimônio religioso”.

Na oportunidade, participaram desse especial momento a equipe do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, o padre Sérgio Francisco Alves Filho e representantes da Comissão de Preservação Artística e Religiosa da Paróquia Senhor do Bonfim. Para a museóloga Rayane Rosário, “essa é uma ação de grande importância, que vai de encontro às perspectivas patrimoniais do Memorial, que entende a necessidade da devolução de peças que narram parte da história de cada igreja”.