Patriarca Siríaco encerra visita à Arquidiocese de BH

Uma Missa no rito Siríaco Católico marcou o encerramento da visita do Patriarca Siríaco de Antioquia, Inácio José Terceiro Younan, líder máximo da Igreja Católica Siríaca, e do arcebispo da cidade de Homs, na Síria, dom Teófilo Philipe Barakat, à Arquidiocese de Belo Horizonte. A celebração foi presidida pelo Patriarca, nos idiomas árabe e aramaico,  domingo, dia 6, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Funcionários.

Em comunhão com a comunidade síria, a Missa foi concelebrada pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo; pelo arcebispo de Homs, dom Teófilo Philipe Barakat; pelos padres Habib Morad, do Líbano; Dany Kadar, da Síria; Maher Altork, da Venezuela; o monsenhor Michel Bitar, da Paróquia Maronita Nossa Senhora do Líbano; padres e religiosos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Sua beatitude Inácio José Terceiro Younan agradeceu a acolhida na Arquidiocese de Belo Horizonte e disse que ver a fé cristã siríaca representada em uma Igreja tão longe de casa é uma honra, motivo de grande alegria. “O Evangelho sempre nos chama para dar nosso testemunho de amor a Deus, onde quer que estejamos. No oriente, infelizmente ainda somos a minoria. Mas nossa esperança está sempre no Senhor que nos ensina que não devemos ter medo, pois Ele estará sempre conosco”.

Dom Walmor ressaltou que a Arquidiocese de Belo Horizonte é enriquecida pela presença dos Siríacos Católicos e dos Maronitas. “Quero agradecer de todo coração e com muito apreço esta visita tão especial para todos nós. E reafirmar o compromisso de caminharmos sempre juntos no amor de Deus, participando dessa luta pela paz em todo o oriente. “Me senti banhado pelo mistério do amor de Deus ao participar desta divina liturgia, deste rito diferente”.

Membro  da Congregação para as Igrejas Orientais, dom Walmor é o Ordinário para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de Ordinário do próprio rito.

A Missa foi transmitida pela TV Horizonte.