Pastoral Presbiteral da Rensa promove encontro sobre saúde física e emocional

A Pastoral Presbiteral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) promoveu o encontro “Cuidar de quem Cuida”, nessa terça-feira, 2 de maio, na Cúria Regional, em Contagem.

A manhã de conversa e comunhão foi conduzida pela coordenadora do programa “Saúde Sempre Mais” da Arquidiocese de Belo Horizonte, professora Aglaya Barros Coelho, que falou a respeito das principais enfermidades que atingem os presbíteros na terceira idade, sejam elas físicas ou psíquicas, e das formas de prevenir esses problemas e garantir o bem-estar do corpo e da mente. O momento formativo reuniu presbíteros das comunidades de fé, entre eles dom Nivaldo dos Santos e dom Júlio César, bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Para dom Nivaldo, a participação dos presbíteros foi positiva e surpreendente, já que foi a primeira vez que a Região Episcopal promove esse tipo de atividade. Ainda segundo o bispo, a adesão do clero demonstrou que esse tipo de encontro é cada vez mais necessário para garantir maior integração e bem-estar entre os presbíteros.

“A palavra de cada um dos padres reflete, de fato, a importância desses espaços de partilha e mais ainda, o conteúdo das partilhas indicou que nós temos muitas questões para nos preocupar. Primeiro, para ouvir as insatisfações e depois para encontrar pistas de convivências, de apoios, de socorros, mas também pistas que nos permitam refletir sobre questões mais profundas ligadas ao relacionamento dos próprios padres com a instituição”, sublinhou.

O encontro “Cuidar de quem cuida” da Rensa foi organizado pelo padre Sebastião Diogo, representante regional da Pastoral Presbiteral.

Acompanhe, a seguir, os registros desse importante encontro:

Encontro "Cuidar de quem Cuida" ( Fotos; Aline Peres / Comunicação Rensa)