Pastoral da Saúde realiza trabalho de apoio social e evangelização no bairro Milionários

Os enfermos e idosos recebem um carinho especial da Pastoral da Saúde da Paróquia São José e São Gabriel Passionista, no bairro Milionários. Voluntários compõem uma equipe de 56 agentes que mensalmente visitam 40 pessoas da comunidade que necessitam  de atenção especial, seja por estarem doentes ou pela idade avançada.

Maria da Consolação Resende Carmo, que integra a equipe de coordenação da Pastoral da Saúde, explica que as visitas são realizadas por duplas de voluntários que chegam a ir às casas até mais de uma vez por semana quando é preciso. “O apoio da Pastoral da Saúde é fundamental para muitas famílias. Em apenas uma das casas ajudamos um senhora que cuida de três filhos com deficiência”, explica.

A Pastoral mantém ainda um serviço de empréstimo de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, camas de hospital e de doação de fraldas geriátricas para os mais os pobres. Todos esses objetos são doados por pessoas que não vão precisar de suas cadeiras ou muletas ou são comprados pelos próprios voluntários.

Além de atender as famílias da comunidade, no terceiro domingo do mês os agentes da pastoral visitam os idosos do Centro de Convivência do Bom Sucesso, que abriga  60 pessoas.  O encontro é motivo de alegria tanto para quem os recebe, quanto para os voluntários. Eles garantem sentir-se gratificados por levarem alegria e momentos de oração aos que tanto necessitam de atenção.  Nesse dias, segundo Maria da Consolação, o tempo parece passar mais depressa entre conversas agradáveis e orações.

A fé e a espiritualidade dos voluntários também é tratada de modo especial. Além de participarem de retiros, na terceira quinta-feira de cada mês eles se reúnem na igreja para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. No período da Páscoa,  é celebrada a Missa dos Enfermos.