Pastoral da Sobriedade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Alto Vera Cruz, transforma vidas

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Alto Vera Cruz, a Pastoral da Sobriedade realiza um importante trabalho que transforma vidas de pessoas dependentes de drogas e álcool. O Casal Elias Antônio Pio e Irene Alberone Severino Pio  deixam Contagem, na Região Metropolitana, e seguem para o bairro, que fica em Belo Horizonte, onde, todas as segundas-feiras, coordenam os encontros da Pastoral.

Um trabalho que já ajudou milhares de pessoas a deixarem o mundo das drogas, a exemplo do próprio coordenador que depois de superar a dependência química, decidiu partilhar com outras pessoas a alegria de retomar uma vida saudável.

Além da Pastoral, Elias Pio dirige a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, em Contagem, que ele próprio fundou há cinco meses. Elias conta que, ao desempenhar seu trabalho na pastoral da Sobriedade, sempre precisava buscar locais para acolher aqueles que precisavam residir em comunidades para se tratar. Hoje, essas pessoas podem ser acolhidas na instituição que ele dirige, ao lado da esposa, com a ajuda de voluntários.

A Paróquia dedica também especial atenção aos idosos, às famílias, e às pessoas que enfrentam dificuldades de todas as ordens. O pároco, padre Elias Floriano dos Santos, dá o seu testemunho, visitando os doentes todas as semanas. Os integrantes da Legião de Maria e do Apostolado da Oração seguem o exemplo do sacerdote, com as orações e buscando ser presença na vida dos irmãos. Segundo os moradores do bairro, o apoio aos mais velhos e às famílias tranquiliza a todos, proporcionando paz ao ambiente.

Aos vicentinos cabe a tarefa de amparar pessoas e famílias que passam por situações complicadas. Se a questão é mais grave, padre Elias convoca a comunidade, especialmente, os integrantes do Encontro de Casais com Cristo, que estão sempre prontos a ajudar. Um exemplo de solidariedade mesmo entre os mais pobres da comunidade que sempre têm algo a oferecer.

Grupos de Evangelização visitam as famílias, levando a Palavra, o amor de Deus e a conscientização cristã àqueles que necessitam e que solicitam a presença dos evangelizadores em seus lares. Também atuam na Paróquia Nossa Senhora Aparecida a Pastoral da Criança e a Pastoral da pessoa Idosa.

No final do ano, o clima de espiritualidade e alegria se intensifica quando os vicentinos e o movimento de casais promovem encontros, festas e almoço para as famílias mais pobres, com distribuição de presentes para cerca 600 crianças.