Pastoral da Criança orienta as mães desde os primeiros dias de gestação

No encontro mensal, a “Celebração da vida”, as crianças são pesadas e as mães orientadas sobre como lidar com a saúde e a alimentação dos filhos

A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Nova Vista, atua em duas comunidades apoiando especialmente gestantes e mães que têm crianças com idades de zero a seis anos .  As 15 líderes visitam, mensalmente,  23 famílias nas comunidades  Bom Samaritano e Nossa Senhora Mãe dos Homens (Matriz) .

Hoje, há uma gestante na comunidade Bom Samaritano, e dois recém-nascidos. As futuras mães são acompanhadas durante a gravidez. Além do pré-natal, a Pastoral acompanha os procedimentos médicos. Os dados são informados pelas gestantes e registrados no caderno que traz a história de cada um dos assistidos.

Um trabalho, sem dúvida, desafiador, pois é preciso até mesmo convencer as pessoas beneficiadas da importância de participar dos encontros mensais, realizados na igreja. Nesses encontros conhecidos como “Celebração da Vida”, a crianças são pesadas e as mães orientadas. O líder de Pastoral é capacitada para ensinar as mães a tratarem  bem seus filhos em qualquer realidade e a buscar alimentação saudável, de acordo com a realidade que vivem.

A Celebração da Vida é também oportunidade para as crianças se encontrarem para brincar. Nesse dia, todos os envolvidos nesse processo participam de um momento de oração, independentemente a religião que professam.

Se há 30 anos, quando a Pastoral da Criança foi criada, o grande problema era a diarreia, com consequências graves e até óbitos provocados pela desidratação e desnutrição, atualmente, os desafios são bem diferentes.  Os líderes são desafiados a encontrar um modo de superar a obesidade provocada pela alimentação errada, que inclui o consumo de produtos industrializados como salgadinhos, refrigerantes e doces.

Líderes da Pastoral da Criança  incentivam o relacionamento entre as famílias da comunidade promovendo eventos em datas como a Páscoa e o Natal