Pastoral Catequética da Rensa promove formação para coordenadores de Catequese

A coordenação da Pastoral Catequética da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) promoveu uma formação para os coordenadores de Catequese da Região no domingo, 15 de abril, das 8h às 17h.

O objetivo do encontro é capacitar as lideranças catequéticas com o olhar pedagógico da fé para saber articular as forças necessárias para o trabalho catequético.

A formação começou com o tema psicopedagogia da fé, que é a área da psicologia que trabalha com a Catequese conforme as idades. A ideia é compreender como a fé amadurece de acordo com as etapas da vida da pessoa e como os catequistas podem contribuir para a educação da fé em cada uma dessas etapas.

No período da tarde, os catequistas tiveram uma formação sobre Catequese e Liturgia. A reunião promoveu ainda um momento de interação entre os coordenadores da Catequese, que tiraram dúvidas, debateram sobre suas dificuldades e compartilharam experiências.

O encontro de coordenadores faz parte do projeto de formação de catequistas que surgiu na Região a partir das demandas apontadas pela 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD). Além desse encontro, acontecerão outros três durante o ano, nos dias 15 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

Ao final da reunião, o grupo foi convidado a estar em comunhão com a Arquidiocese de Belo Horizonte, que desenvolve o Projeto de Iniciação a Vida Cristã e a participar do encontro arquidiocesano que objetiva planejar o direcionamento desse projeto. O encontro acontece no dia 06 de maio, às 08h, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico.