Pascom Brasil publica podcast sobre a Campanha da Fraternidade 2022 com a participação de dom Joaquim Mol

Para ajudar a formação dos agentes das pastorais de comunicação sobre a Campanha da Fraternidade, a Pascom Brasil desenvolve uma série, no formato de podcast, em 4 episódios durante o mês de fevereiro. Os conteúdos são divulgados às terças-feiras, no Spotify e em outras plataformas de áudio. O tema  da Campanha da Fraternidade em 2022 é Fraternidade e Educação e o lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

No segundo episódio “Escutar”, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius conversou com dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e reitor da PUC Minas, e Beatriz Leal, doutoranda em Educação, membro do Grupo de Trabalho sobre o Ensino Religioso da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB e da Pastoral da Educação do Regional Leste 1.

O bate-papo teve como objetivo ajudar a compreender os elementos de interpelação da educação formal no Brasil, os desafios postos pela pandemia de covid-19 e a pedagogia da escuta no processo educativo.

dom mol

Para dom Mol, “este tema é o acendimento da luz”. O Bispo recorreu ao Papa Francisco, em um discurso sobre educação, afirmando que “estamos vivendo uma profunda crise antropológica, porque nossas sociedades são completamente desumanizadoras e porque nós temos uma pobreza de interioridade muito grande”.

“Qual é o estatuto existencial de cada pessoa, ou da condição humana? Refletir sobre isso em uma sociedade que desumaniza e que está cheia de pessoas que estão com uma pobreza de interioridade enorme. É algo realmente muito delicado, mas aqui é a perspectiva da luz que se acende. Todo educador tem que ser acendedor de luz, deve ser soprador de brasa para que o fogo não se apague”, destacou o Bispo.

Confira aqui o podcast na íntegra.