Partilhar: pratique a doação em família

Pequenos gestos podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Sabemos que a generosidade tem o poder de unir e transformar gerações e ensinar isso às crianças é extremamente valioso. Neste mês de férias, em que a garotada está em casa conectada à tecnologia, um bom exercício para praticar a partilha é ensiná-las a separar os brinquedos em bom estado para doação. Muitas crianças costumam ganhar muitos presentes de Natal e acabam deixando os brinquedos mais velhos de lado.

Além de ser um gesto solidário importante, a experiência da doação edifica nossos corações, nos ensina sobre empatia, em uma sociedade que carece de mais gestos de amor, e, principalmente colocamos em prática o que Jesus nos ensinou: “Dê-lhe generosamente e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer” (Deuteronômio 15:10-11).

Mas como podemos abordar o assunto com os pequenos e colocar a doação em prática?

Eduque pelo exemplo: mostre para seu filho o quanto é importante olhar pelo outro com empatia e misericórdia. A forma como tratamos um colaborador da nossa casa, colegas de trabalho, vizinhos e uma pessoa em situação de rua, por exemplo, demonstra que todos somos iguais e merecemos ser respeitados.

Desapegue e doe: aproveite o início de ano e separe as peças de roupas em bom estado que não usa mais ou que estão paradas em seu guarda-roupas. Converse com seu filho sobre os brinquedos que gostaria de doar para outra criança brincar.

Transforme a doação em um presente: Separe as doações com carinho, veja se estão em bom estado, convide seus filhos para lavar ou limpar os brinquedos, antes de colocá-los em um embrulho especial, afinal você estará presenteando alguém com a sua generosidade.

Pratique a gratidão

Ao doarmos percebemos o quanto somos abençoados diariamente. Ao partilhar uma peça de roupa, brinquedos, móveis, alimentos, dinheiro, tempo e amor percebemos a oportunidade que Deus nos está proporcionando para fazer o bem para nossos irmãos e irmãs. Aproveite este momento de reunião com a família para separar as doações e agradecer ao Senhor.

Onde doar?

Procure a sua paróquia ou comunidade de fé mais próxima da sua casa, trabalho para encaminhar suas doações, como os brinquedos em bom estado de conservação. Aqui você encontra a relação das paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida

Referência no amparo aos mais pobres, sendo a “porta de entrada” para os muitos serviços que a Igreja dedica à população mais vulnerável, a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida integra o Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Acolhida Solidária recebe doações de roupas, calçados, kit de higiene, cobertores, roupa de cama e agasalhos que são destinados às pessoas em situação de rua.

Serviço

Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – Rua Além Paraíba, 208, Lagoinha. Telefone: 3422-7141