Paróquias de Caeté se unem para criar Pastoral da Saúde

Com o lema “Unidos pela Fé”, fiéis das paróquias da cidade de Caeté se reuniram para criar, conjuntamente, importantes pastorais. Os párocos, padre Giovanni Pereira (Paróquia São Francisco de Assis), padre Wellington Santos (Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso) e padre Marcelo Lacerda (Paróquia São João Paulo II) já lideraram a criação da Pastoral Carcerária e da Pastoral da Esperança e, agora, conduzem a formação da Pastoral da Saúde, com o apoio do capelão da Santa Casa de Caeté, padre José Emídio de Souza, que também é vigário da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Segundo o diácono permanente Noraldino Caetano Fonseca Filho, que está acompanhando a formação das pastorais, “a intenção é que também seja criado o Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (NAASP) em nossa cidade e a Pastoral da Saúde será parte fundamental deste projeto”.

Os padres Gildésio da Paixão Batista e  Zaqueu Geraldo Pinto já realizaram três encontros formativos e apresentaram os temas A Pastoral da Saúde e suas dimensões, Os agentes da Pastoral da Saúde, A Pastoral da Saúde e a cidadania, A estrutura organizacional da Pastoral da Saúde,  Saúde, doença e cura na Bíblia, dentre outros. A formação já foi realizada nos dias 2, 9, 23 e 30 de outubro e será realizada novamente, com a participação dos futuros agentes, no dia 14 de outubro, entre 14h e 17h, quando haverá a investidura dos agentes, durante Celebração Eucarística, na Paróquia São João Paulo II – Comunidade São Judas Tadeu, bairro Jardim Bandeirantes, em Caeté.

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora de todo Povo de Deus, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente a missão libertadora e salvífica de Jesus no mundo da Saúde. Dessa forma, o objetivo geral da pastoral passa pela justiça e pela solidariedade na opção preferencial pelos pobres enfermos. Ou seja, evangelizar, com renovado espírito missionário, o mundo da saúde.