Paróquia São Tarcísio: valores do evangelho inspiram trabalho social no bairro Nova Cintra

A Paróquia São Tarcísio, no bairro Nova Cintra, dedica cuidado especial à comunidade. O evangelho é o fundamento dos serviços que buscam ajudar o crescimento espiritual e intelectual de crianças e adultos. A Paróquia reúne em seu espaço os grupos Neuróticos Anônimos e Alcóolicos Anônimos, além de uma clínica social com serviços de psicologia, acupuntura e massoterapia, o projeto Arte da Saúde e assistência jurídica.

O crescente sofrimento mental das pessoas sensibilizou dona Conceição Permenondas de Oliveira, coordenadora do Grupo Neuróticos Anônimos, a dedicar parte de seu tempo a esse trabalho. Ela já atuava no Alcóolicos Anônimos quando decidiu assumir esse novo desafio.

Dona Conceição explica que a metodologia e a dinâmica do Neuróticos Anônimos se fundamenta no respeito, no amor ao próximo, e no direito de cada integrante se expressar livremente sem ser julgado ou criticado. “Às vezes, o que a pessoa precisa é se abrir, desabafar com alguém que tenha problemas semelhantes e seja capaz de compreendê-la. Esse é um tipo de apoio muito importante para ajudar a restabelecer o equilíbrio emocional, mesmo para quem faz tratamento médico”.

Todos os dias, antes de iniciar o encontro, os integrantes do grupo fazem uma prece a Deus pedindo discernimento, aceitação e coragem para tomarem atitudes corretas em cada momento de suas vidas. “É isto que buscamos: equilíbrio para vivermos bem com gente mesmo e com quem convivemos” ressalta a coordenadora.

A paróquia também acolhe o AA, Alcóolicos Anônimos, que atua segundo esses mesmos princípios, que tem ajudado muitas famílias a se reestruturarem, por meio do apoio aos dependentes.

Na clínica social, por um preço simbólico, a comunidade tem acesso a terapias com psicólogo, a sessões de acupuntura e massagens que ajudam a aliviar dores e na recuperação de problemas de saúde.

As crianças e os adolescentes com idades entre 5 e 17 anos recebem especial atenção no Projeto Arte da Saúde- Atelier da Cidadania, iniciativa da Caritas em parceria com o poder público, que oferece diversas atividades artísticas e incentiva o cuidado com a saúde integral.

Os integrantes do projeto participam de aulas de jazz e dança de salão , além de aprenderem técnicas de reciclagem e artesanato. “O Arte da Saúde” envolve também idas ao cinema, e ao teatro, incentivando, assim, as reflexões sobre cidadania em suas várias dimensões.

Opinião do Leitor – para nos ajudar a tornar o Jornal Opinião e Notícias ainda melhor, clique aqui