Paróquia São Sebastião convida para bênção inaugural do órgão de tubos – 19 de dezembro

A Paróquia São Sebastião, que fica no Barro Preto, celebrará a bênção inaugural do seu órgão de tubos no próximo domingo, 19. O instrumento foi fabricado durante três anos em São Paulo. Foram ultilizados quase mil tubos de estanho, vindos da Itália, e outros equipamentos importados dos Estados Unidos.

Para o primeiro concerto, foi convidado o organista padre Marcelo Martiniano Ferreira. Organista titular da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, de Niterói (RJ), padre Marcelo Ferreira fez doutorado e pós-doutorado em música, na Alemanha, e é reconhecido em toda a Europa.

O órgão possui 39 registros, sendo 34 reais, dois teclados, com projeto de brevemente se instalar o terceiro, e pedaleira de 30 notas. São cerca de 1500 tubos. Pesa cerca de 5.000 kg, tem 7 metros de largura e 8 metros de altura.

O órgão de tubos é um instrumento raro e pouco conhecido no Brasil. É comum nos países da Europa e na América do Norte, onde praticamente todas as igrejas são equipadas com instrumentos como esse. Agora, Belo Horizonte conta com três órgãos: o mais antigo é o da Basílica de Lourdes, em seguida, o da Capela do Colégio Santa Marcelina. Com o novo órgão, a Paróquia São Sebastião, do Barro Preto, oferecerá mais um espaço para a cultura por meio da promoção de concertos e da formação de organistas.

A inauguração será no próximo domingo, às 10h. A Paróquia fica na Rua Paracatu, 460, Barro Preto.