Comunidades de fé celebram a Festa de São Jorge. Novenas, Procissões e Missas fazem parte da programação especial da Paróquia São Jorge, bairro Jardim América, em Belo Horizonte, até o dia 23 de abril – Dia do Padroeiro.
No dia 23, às 6h, será celebrada Missa com hasteamento da bandeira de São Jorge, com participação dos cavaleiros de São Jorge. Em seguida, os fiéis são convidados a participarem do tradicional café de São Jorge.
Às 17h30, haverá procissão com a participação da Polícia Militar
Durante todo o dia haverá Missas: às 6h, 7h30, 9h30, 12h, 15h, 16h30 e 18h30.
A Paróquia São Jorge está localizada na rua Corcovado, 425 – bairro Jardim América – Belo Horizonte.
Quem era São Jorge?
Jorge, cujo nome de origem grega significa “agricultor”, nasceu na Capadócia, por volta do ano 280, em uma família cristã. Transferiu-se para a Palestina, onde se alistou no exército de Diocleciano. Em 303, quando o imperador ordenou a perseguição dos cristãos, Jorge doou todos os seus bens aos pobres e professou a sua fé em Cristo. Por isso, sofreu terríveis torturas e, no fim, morreu decapitado.
Devoção a São Jorge
São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.
Como acontece com outros santos, envolvidos por lendas, a função histórica de São Jorge é recordar ao mundo que o bem, com o passar do tempo, vence sempre o mal. A luta contra o mal é uma dimensão sempre presente na história humana, mas esta batalha não se vence sozinhos: São Jorge matou o dragão porque Deus agiu por meio dele.
Acompanhe a programação completa: