Paróquia São Gonçalo, em Contagem, celebra 167 anos de serviços ao Povo de Deus

A Paróquia São Gonçalo, em Contagem, completa nesta quinta-feira, dia 29 de abril, 167 anos de serviços ao Povo de Deus. Em comemoração, a Paróquia vivencia neste dia, a partir das 18h45, uma programação especial, com a oração Te Deum e, em seguida, a celebração de Missa. A Celebração Eucarística será transmitida pelo Canal do Youtube: psgcontagem.

História

A Paróquia São Gonçalo é uma das mais antigas de Contagem e os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1725. Em seu interior está  a imagem do padroeiro, São Gonçalo do Amarante, e da padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Em 1825, a capela foi substituída por uma construção mais ampla, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separando-se da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no antigo Arraial Curral Del Rei (onde hoje é a Região Central de Belo Horizonte).

A Matriz possui imaginária em madeira do século XVIII, retábulo em estilo Rococó – composto por pilastras encimadas por arquivoltas -, proveniente da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Reúne seis imagens do período colonial: São Gonçalo do Amarante, Nosso Senhor dos Passos, Nosso Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e Santa Helena.  Na Igreja Matriz São Gonçalo é celebrado, desde 1806, o Jubileu de Nossa Senhora das Dores, sempre na semana que antecede a Semana Santa.