Paróquia São Domingos trabalha por uma cultura de paz

Voluntários realizam um Dia das Crianças especial para os filhos dos presos da Penitenciária Nelson Hungria

A ação social e pastoral da Paróquia São Domingos, na Arquidiocese de Belo Horizonte, tem resultado na conquista de um novo ambiente no bairro Nova Contagem. Por meio da Casa Comboniana Justiça e Paz, funcionários, voluntários e padres combonianos estão transformando a antiga realidade de violência em cultura de paz. Um desafio numa região onde só este ano 21 pessoas foram mortas.

É na Casa Comboniana que são realizados os trabalhos de prevenção e superação da dependência química, de apoio aos familiares de presos e de ações de cidadania que envolvem toda a comunidade. A instituição nasceu, segundo o coordenador da obra padre Giorgio Padovan, com a missão de auxiliar na reflexão social com perspectivas de ações concretas que promovam a articulação e formação libertadoras e transformadoras, apoiando as atividades das pastorais Sociais da Paróquia São Domingos, por meio da Associação Comunitária a Solidariedade em Ação. Só no ano passado, 200 pessoas receberam atendimento de saúde, 50 famílias de presos foram acolhidas, recebendo amparo espiritual e material, e 80 famílias de dependentes químicos frequentaram os encontros semanais.

Na instituição são oferecidos atendimentos jurídico e psicopedagógico, além do reforço escolar. No local, também funcionam Espaço Esperança, Pastoral Universitária, Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Agentes Pastorais Negros (APNs) e biblioteca.

Padre Giorgio atribui os bons resultados dos trabalhos à partilha entre a Paróquia, a PUC Minas, a sociedade, e o poder público. “Uma união que reverte na conquista da cidadania pela comunidade, traduzindo-se em obras de infraestrutura como escola, asfalto nas ruas e rede de esgoto”. O sacerdote ressalta que assim como a comunidade participa das atividades na igreja, o inverso também ocorre. “Às vezes somos chamados para atividades promovidas pelas escolas da região e pela Polícia Miliar”. Segundo padre Giorgio, a PM desenvolve um importante trabalho na área de segurança, atendendo a reivindicação da comunidade. Pressionadas pela violência, mais de duas mil pessoas, a maioria jovens, saíram às ruas em 2013, pedindo paz, em passeata organizada pela Paróquia São Domingos.

O mais importante, contudo, no entender de padre Giorgio, é o aprendizado das  pessoas sobre suas riquezas e a oportunidade de partilhar com os outros aquilo que têm de melhor,  se envolvendo com a igreja missionária, a igreja dos pobres, como nos pede o Papa Francisco.