Paróquia São Dimas e comunidade trabalham juntas para manter creche

A Paróquia São Dimas, no bairro Serrano, realiza um bonito trabalho em parceria com os moradores para manter uma importante instituição para as famílias do bairro Serrano. Trata-se da Creche  Tesouro do Futuro, que acolhe crianças de três a cinco anos de idade, em tempo integral. A maioria delas são filhos de pessoas que trabalham fora e encontram na Creche um lugar seguro para deixar as crianças durante o dia.

Os alunos são recebidos às 7h, tomam o café da manhã e vão para as salas de aulas. O almoço é servido às 11h, seguido de um período descanso. À tarde todos recebem uma fruta, na hora do lanche, e jantam antes retornarem às suas casas. A alimentação é doada pela paróquia, por empresas da região e pelos próprios moradores do bairro. Os pais também contribuem com uma quantia em dinheiro para ajudar a pagar os salários das funcionárias.

O espaço para o funcionamento da instituição é cedido pela Associação do Conjunto Celso Machado/Serrano. A Paróquia São Dimas ajuda financeiramente a Creche com recursos de gincanas e ações entre amigos. Por meio do carnê “Amigos da Creche”, as pessoas contribuem mensalmente com a quantia desejada. Segundo a equipe da instituição, a creche conta com o apoio incondicional da paróquia tanto na melhoria das instalações como no acompanhamento das ações no dia a dia.

As Catequistas da paróquia realizam trabalhos voluntários na creche e a Pastoral Familiar realiza um bazar mensal. Os recursos obtidos com a venda de artigos doados pela comunidade, como roupas, sapatos e eletrodomésticos, são revertidos para a creche, além de ajudarem na realização das festividades tais como festa junina, Semana das Crianças e Natal.

A Creche Tesouro do Futuro acolhe, diariamente, 48 crianças distribuídas em três turmas, conforme a faixa etária. O trabalho pedagógico é desenvolvido por meio de atividades como rodas de conversa, músicas, brincadeiras, jogos, pinturas, expressão corporal, desenhos, dobraduras, histórias e demais ações, que buscam proporcionar experiências significativas e enriquecedoras.

Todos os dias, de alguma forma, a literatura está presente entre os pequenos estudantes. Os educadores trabalham a leitura em sala, ao pé da árvore e na biblioteca. A sala de multiuso é um espaço adaptado durante a semana, funcionando como biblioteca, brinquedoteca e videoteca. Todas as atividades têm como objetivo o desenvolvimento das crianças de forma integral ou seja, em suas dimensões afetivas, sociais, culturais e cognitivas.

Trabalhar junto com a família é dos importantes objetivos da “Creche Tesouro do Futuro”. Para se aproximarem dos pais e familiares das crianças, as educadoras realizam dias festivos, trabalhos em homenagem aos pais, e avós, ajudando na preservação dos valores como o respeito e o cuidado. Outra iniciativa é o “Encontrão de Pais”, quando os pais se reúnem para um bate papo sobre os desafios e as alegrias na missão de educar.

O objetivo é ajudar as famílias a proporcionarem uma educação de qualidade fundamentada nos valores éticos e morais, na necessidade de estabelecer limites, respeitar e cuidar – da criança, da família e do meio ambiente.