Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha celebra 500 anos de Santa Teresa de Jesus

No dia 28 de março, sábado, a Igreja em todo o mundo celebra os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus. As celebrações se prolongarão ao longo de todo o ano de 2015.

Na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, bairro Santa Teresa, a abertura das celebrações dos 500 anos da padroeira será no dia 28, às 18h30, com Adoração Eucarística, cantos e poemas de Santa Teresa, seguida de Missa, às 19h.

Santa Teresa de Jesus foi beatificada em 1614, canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja por Paulo VI em 1970 -, em carta enviada ao Bispo de Ávila, Dom Jesús Garcia Burrillo, quando proclamou o Ano Jubilar Teresiano.

“Ao aproximar-se o V centenário de seu nascimento – disse o Papa Francisco em mensagem, definindo Santa Teresa como a “Santa caminhante” – dirijo o meu olhar àquela cidade para dar graças a Deus pelo dom desta grande mulher e encorajar os fieis da amada Diocese de Ávila e todos os espanhóis a conhecer a história desta insígne fundadora, como também a ler os seus livros, que junto com as suas filhas nos numerosos conventos carmelitas espalhados no mundo, continuam a nos dizer quem é, como foi Madre Teresa e o que ela pode ensinar a nós homens e mulheres de hoje”. “É tempo de caminhar”, disse o Papa na carta, sintetizando a mensagem de Teresa com o convite para serem, nas suas pegadas, peregrinos na estrada da alegria, da oração, da fraternidade e do tempo vivido como graça.

Teresa foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 1970,  junto com Santa Catarina de Sena, tornando-se assim a primeira mulher na história da Igreja a receber este título. Naquela ocasião, o Pontífice fez uma ligação entre a figura de Santa Teresa de Ávila e o grande esforço pelas reformas e pela renovação da oração litúrgica, o que ocorreu com o Concílio Vaticano II.