Abrigo Frei Otto: Paróquia Santa Mônica ajuda no amparo e fortalecimento espiritual dos idosos

O Abrigo Frei Otto é o lar de 20 idosos, com idade superior a 60 anos. Um serviço que desde o início, ainda nos anos 70, conta com a presença efetiva da Paróquia Santa Mônica, tanto material quanto espiritual. Os vicentinos são os fundadores e responsáveis pela administração dos recursos e dos demais setores da instituição. Um trabalho árduo, pois as pessoas atendidas precisam de doações de todos os tipos, inclusive, de atenção e carinho.

A presidente da instituição, Deize Maria de Almeida Santos, explica que, para que não falte nada, o abrigo precisa de doações; desde alimentos até material de limpeza, higiene e fraudas geriátricas. Isso, sem contar a necessidade urgente da troca de uma kombi antiga, que está sempre precisando de reparos e surpreendendo os ocupantes. Esse tem sido o desafio, segundo Deize Santos, que chegou até a conseguir 15 mil reais em recursos públicos para ajudar na compra de um carro em melhor, mas teve que devolver o dinheiro porque não foi possível reunir a quantia necessária para a contrapartida. O carro é fundamental no funcionamento da casa, pois é usado para buscar doações, levar os idosos ao médico e aos passeios.

Mesmo com as dificuldades, os idosos que vivem no Abrigo Frei Otto são muito bem cuidadas. Durante a semana, eles são atendidos por estudantes de fisioterapia, estudantes de odontologia,  médico e psicólogo. O posto e saúde local é também um importante aliado. Mas manter as contas em dia tem sido um dos grandes desafios, segundo a presidente da casa. Para cumprir os compromissos trabalhistas, muitas vezes é preciso deixar outras contas pagar, que só podem ser quitadas quando chega alguma ajuda. “Quando a gente acha que não vai ter mais jeito, a Igreja convoca a comunidade a ajudar e o Abrigo de recupera”- diz a presidente da instituição.

Mas nem só de problemas vive o Abrigo. Os moradores estão sempre animados a participar das festas realizadas nas principais datas e dos passeios. Muitos deles visitam os parentes nos fins de semanas e se sentem felizes ao receber visitas de amigos, das crianças dos colégios da região, ou de algum artista que oferece uma tarde de  música e alegria. A maioria dos visitantes procura levar alguma doação que ameniza as carências do dia a dia. Segundo Deize Santos, toda ajuda é bem-vinda e muito necessária.

Para os interessados em conhecer ou ajudar o Abrigo Frei Otto, o endereço é Rua Rui Barbosa, 299, no bairro Santa Mônica. O telefone de contato é o (31) 3450-2757.