Paróquia Santa Luzia: iniciativa ajuda os mais pobres e apoia a Faço Parte

A Paróquia Santa Luzia, no bairro Cidade Nova, realiza um importante trabalho acolhendo e incentivando o Grupo Fuxico do Bem, que reúne artesãs empenhadas em ajudar os mais necessitados. A iniciativa começou há oito anos com a boa vontade de fiéis que decidiram evangelizar e a ajudar os mais pobres.

O grupo, integrado exclusivamente por mulheres, se reúne uma vez por semana na Paróquia, para produzir peças de artesanato, que são comercializadas e a renda revertida em gêneros de primeira necessidade para instituições beneficentes e famílias de baixa renda, para a Pastoral do Dízimo, a Campanha Faço Parte e para a produção de enxovais de recém-nascidos doados a gestantes de maternidades públicas .

Tudo teve início com o Projeto Boneca Solidária, sugestão de duas integrantes – Marina Martins e Jacqueline do Carmo – que sentiram a necessidade de trabalhar com a evangelização. Das bonequinhas produzidas nesse projeto, o leque foi se abrindo. Jacqueline do Carmo, hoje coordenadora, convidou as amigas Wanda, Jaqueline Grissi, Sandra e Ilse, para formar efetivamente uma equipe que tivesse o objetivo de testemunhar a Palavra por meio de obras sociais.

Hoje são 40 voluntárias que integram o grupo batizado de “Fuxico do bem”, em virtude de todas as peças desenvolvidas nascerem ou terem em seu contexto o trabalho artesanal chamado fuxico.

Desde a fundação, vários outros produtos foram criados e hoje são confeccionados: bonecas, tapetes, jogos americanos, chaveiros, bijuterias, panos de prato, toalhas de mesa, lembrancinhas e mais o que a criatividade permitir.

O objetivo dos integrantes do grupo é serem solidários com todos que Deus coloca em seus caminhos. Autodeterminação que retorna como recompensa, revela Jacqueline Carmo: “Trabalho com voluntariado há muitos anos e percebo que a gente recebe sempre mais do que oferece. Muitas senhoras que entraram para o “Fuxico do bem”, por exemplo, estavam depressivas e melhoraram com a convivência entre si e com os beneficiados. Além disso, as pessoas despertam o sentimento de solidariedade e se tornam mais sensíveis à dor dos outros. Sentimos uma alegria muito grande ao ajudar, fazendo aquilo que Jesus nos ensinou: cuidar do outro como irmão. É gratificante ver a alegria estampada no rosto do próximo”.

As pessoas que desejarem colaborar com o grupo podem adquirir os produtos ou fazer encomendas no salão da paróquia, que fica na Rua Amedée Peret, s/nº, bairro Cidade Nova, no mesmo quarteirão da Igreja Santa Luzia. O Grupo reúne-se toda segunda-feira, de 14h a 17h. O telefone para outras informações é 3484 5846.