Paróquia Nossa Senhora do Morro participa da 13ª Semana Nacional de Museus

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), da Paróquia Nossa Senhora do Morro, participa da 13ª Semana Nacional de Museus, 18 a 24 de maio. Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem como tema Museus para uma sociedade sustentável e celebra o Dia Internacional de Museus.

A 13ª edição da Semana Nacional de Museus, busca fomentar em toda a sociedade uma maior conscientização da ação do homem sobre o planet, reforçar a necessidade urgente de alinhar o modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e da inovação.

Programação:

18 de maio – Muquifu / Esperança (Beco Santa Beira Rio, 110 – Vila Esperança)

10h – Abertura da Mostra “Esperança em ruinas” – Curadoria: Luciana Campos Horta
11hMuseus para uma Sociedade Sustentável – Angelo Oswaldo – Secretário de Cultura do Estado de MG
11h30Salve a Esperança: Fé, Memória e Resistência! – Mauro Luiz da Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Morro – Santa Lúcia, diretor e curador do Muquifu
11h45Um outro olhar sobre os escombros – Rosa Maria Corrêa – Coordenadora do Núcleo de Inclusão e Direitos Humanos e Inclusão da PUC Minas
12h –  Salve a Esperança (abaixo assinado) – Reivindicação da preservação do Memorial da Esperança
15h30Mostra Esperança em ruinas – Curadoria: Luciana Campos Horta
16h – Carreata

19 de maio – Muquifu / Estrela (Rua Santo Antônio do Monte, 708 – Vila Estrela)
17h
Exposição dos Estandartes, de Marcial Ávila
19hMissa da Grande Árvore: reflexão sobre a possibilidade de vivermos em equilíbrio com os recursos disponíveis, de modo a oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.
20hChá da Dona Jovem: proposta iconográfica para os afrescos internos da Igreja dos Santos Pretos

20 de maio – Muquifu / Estrela (Rua Santo Antônio do Monte, 708 – Vila Estrela)
14h
– Palestra: Preservação do acervo – Fotografia como suporte da memória (professora Gabriela Lima Gomes, do curso de Museologia da UFOP)
15h – Oficina: A conservação de acervo fotográfico (Gabriela Lima Gomes e Dalva Pereira)

21 de maio  – Muquifu / Santa Lúcia (Rua Principal, 208 – Barragem Santa Lúcia)
– Oficina de Bonecas de Pano
17h – Palestra: A sustentabilidade econômica do Muquifu – Helielcio Vieira – Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Mariana.
18h – Inauguração da nova loja do Muquifu (Rua Principal, 321 – Barragem Santa Lúcia)

22 de maio – Muquifu / Estrela (Rua Santo Antônio do Monte, 708 – Vila Estrela)
19h
Seminário Territorialidades, de Carolina Maria de Jesus

Mesa 1

Carolina no Muquifu – Padre Mauro Luiz da Silva
Carolina escrita – Elzira Divina Perpétua
A produção musical de Carolina de Jesus – Adélcio de Souza Cruz

Mesa 2
A pesquisa documental sobre Carolina Maria de Jesus no Brasil – Mário Medeiros
O percurso de Carolina: de Sacramento à favela do Canindé e à casa de alvenaria – Josemeire Alves
A poética de Carolina de Jesus – Lívia Natália

23 de maio – Muquifu / Estrela (Rua Santo Antônio do Monte, 708 – Vila Estrela)
10h – Oficina: Da casa para o lixo. Do lixo para a Arte!
10h – Oficina: Onde você esconde o seu racismo? Cabelo bom é cabelo liso?
18h – Territorialidades de Carolina Maria de Jesus

Mesa 3
Carolina no cenário das escritoras dos anos 1960 – Rosemary Gonçalves
Leitura literária de Carolina Maria de Jesus – Mariana de Assis
A recepção e a tradução da obra de Carolina de Jesus na Alemanha – Raquel Alves dos Santos

Mesa 4
Carolina, escritora e catadora dos anos 1960 e sua relação com as catadoras de material
recicláveis do século XXI – Ruivo Lopes
Carolina Maria de Jesus: inspiração para as mulheres negras brasileiras ao longo de um século (1914-2015) – Vilma Reis
Carolina de Jesus: diálogo e conflitos com expoentes negros de sua época – Martha Rosa Figueira Queiroz

20h – Sarau de encerramento do Seminário, lançamento de livros e Chá da Dona Jovem. Apresentação musical (piano e voz). Entrada gratuita. Espaço limitado para 100 pessoas.

24 de maio – Muquifu (Beco Santa Inês, 30 – Barragem Santa Lúcia)
– Abertura da exposição Mapa Gastronômico Morro do Papagaio
14h – Roda de conversa: Mapa Gastronômico Morro do Papagaio

O Muquifo fica no Beco Santa Inês, 30 – Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. Infomações pelos telefones 3296-6690 e 3296-6583, ou www.muquifu.com.br .