Paróquia investe nos talentos artísticos da comunidade

A Oficina de Canto Coral é uma das atividades oferecidas pelo Centro Cultural Santa Inês

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Santa Inês, realiza importante trabalho junto à comunidade, incentivando o despertar de talentos artísticos em pessoas de todas as idades.  No Centro Cultural, inaugurado recentemente com o Projeto Oficinas Culturais Santa Inês, são ministradas aulas de teatro, danças folclóricas, canto coral, percussão, flauta e violão. O Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – é patrocinado pela Cemig.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, monsenhor Lídio, abençoa o Centro  Cultural  Santa Inês

Em alguns cursos ainda há vagas, de um total de 110 oferecidas. Somente a oficina de violão extrapolou as previsões, exigindo a criação de mais uma turma que também já está completa. Não há pré-requisitos para frequentar as aulas, exceto canto coral que exige idade mínima de 18 anos. Também são ministradas outras oficinas, além das que integram o Projeto, como as de pintura em tecido e meditação. Um curso de informática está em fase de implantação.

Os alunos contribuem com uma taxa simbólica de R$ 20,00.  E para aqueles  que não podem pagar pelos cursos são reservados 20% por cento das vagas, conforme determina a Lei Rouanet. O dinheiro arrecadado, segundo a colaboradora do Centro Cultural Santa Inês, Sônia Leão, é investido no pagamento de professores e compra de material.

Para acolher os alunos e professores, o Centro Cultural passou por ampla reforma. O local, antes ocupado pelo Posto de Saúde da Prefeitura- que ganhou nova estrutura em outro endereço-, foi totalmente remodelado. Foram construídas seis salas amplas, quatro banheiros, dois deles adaptados para pessoas com deficiência e biblioteca. As atividades são coordenadas pela Associação Social Paróquia Santa Inês (Aspsi), que administra  as obras sociais.

Na Paróquia também funciona  um Ginásio Poliesportivo, com capacidade para um público de mil pessoas. A estrutura comporta ainda seis cabines de rádio, duas de televisão,  duas saunas, posto médico, três vestiários e uma sala para atividades físicas.