A Paróquia Santo Antônio Maria Claret realiza um bonito trabalho junto aos moradores dos bairros Novo Progresso, em Contagem, e Coqueiros, em Belo Horizonte. Além da intensa atuação da Pastoral da Criança e do Grupo de Jovens, a Paróquia oferece curso profissionalizante e atividade física para a terceira idade. Atua em rede, sendo integrada pelas comunidades São Geraldo, Nossa Senhora da Graças, Nossa Senhora Rainha da Paz e Nossa Senhora Imaculada Conceição
O trabalho tem despertado grande interesse da comunidade. O curso profissionalizante, para formação de cabeleireiros, está com todas as vagas preenchidas, havendo, ainda, uma lista de espera com número de alunos equivalente a mais de uma turma.
Com duração entre três e quatro meses, o curso resulta de parceria com lojas de cosméticos e o NIC – Núcleo de Incentivo à Cultura de Contagem, que oferece a mão de obra. A paróquia, por sua vez, disponibiliza o local e o material necessário para as aulas. O curso é ministrado em um salão onde também funciona a obra dos vicentinos, que atuam em toda a paróquia amparando os mais necessitados, especialmente, com ajuda emergencial àqueles que passam por graves dificuldades.
Já o Grupo Claret em Ação, formado por jovens da paróquia, dedica-se a ações de cidadania. A mais recente iniciativa ocorreu no dia 19 de Junho, com apoio de advogados voluntários. O grupo ofereceu à comunidade assistência jurídica em vários campos do Direito, bem como auxiliou os interessados na emissão de CPF, cadastramento no SINE , criação de currículos, emissão de segunda via de boletos dentre outros serviços. A próxima ação já está sendo programada para o dia 27 de agosto, com mais novidades para a comunidade.
Mas as ações dos jovens não param por aí. Eles também se dedicam a realizar, todos os anos, um Natal mais feliz para as crianças. Além de levar a mensagem do evangelho, os jovens distribuem brinquedos que eles arrecadam e consertam durante todo o ano, para serem distribuídos, especialmente, aos mais pobres.
Jovens realizam bingo para arrecadar recursos
Cidadania: advogados voluntários prestam assessoria à população
Comunidades de fé da paróquia participam de reflexões sobre a 5ª APD