Paróquia é referência de cidadania, cultura e arte para moradores de Santa Luzia

A Paróquia São Raimundo Nonato ajuda as famílias da região dos bairros São Benedito e Asteca com projetos que incentivam a geração de renda, as atividades físicas, o  contato com o mundo da música, da cultura e do teatro e a aprendizagem de língua estrangeira. Um verdadeiro exercício de cidadania e amor ao próximo realizado por meio da acolhida dos participantes e de seus familiares pela comunidade eclesial.

As ações sociais são realizadas e mantidas por trabalhos voluntários e pelos os próprios beneficiados que ajudam da forma que podem para custear os projetos. Quando necessário, a Paróquia também contribui financeiramente.

O trabalho tem ajudado na elevação da autoestima e da consolidação de conquistas pessoais e da comunidade. Os idosos, por exemplo, são beneficiados com atividades físicas e alfabetização. Segundo os coordenadores dessas atividades, há considerável melhora no humor e na autoestima dos alunos, com a consequente melhora dos relacionamentos com as famílias e na comunidade.

Os voluntários também ajudam a comunidade dando aulas de Inglês. O curso buscam qualificar os alunos para o trabalho ou estudos.

O Projeto “Juventude Ativa” reúne 45 participantes em oficinas de teatro, canto e violão ministradas por instrutores e monitores voluntários, na Igreja São Raimundo Nonato. No mesmo local, o Projeto “Capoeira, Arte e Cultura”, em Parceria com Projeto Morro e Senzala do Mestre Picuman, reúne alunos de todas as idades em aulas Capoeira e Música. Já o Projeto “Maria Eduarda” oferece aulas de dança afro, artesanato e percussão para as crianças a comunidade.

O Clube de Mães “Elo da Esperança” é lugar de convivência e aprendizado. As aulas de bordado, crochê e pintura, além de funcionarem como terapia, também ajudam na geração de renda das 17 pessoas que frequentam o Clube. E o Projeto “Alongando a Vida”, desenvolvido na Igreja Santa Beatriz, propõe a prática de alongamento e caminhada, atividades realizadas às terças e quintas-feiras.