Paróquia Dom Bosco ajuda creches no acolhimento a crianças

A Paróquia Dom Bosco é referência para duas importantes obras de apoio às famílias do bairro Dom Bosco e de bairros vizinhos: a Creche Dom Bosco, criada e administrada pela comunidade, e a Creche São José, pelos vicentinos. Juntas, as instituições acolhem em torno de 250 crianças a partir dos quatro meses aos cinco anos de idade. A lista de espera para o ingresso nas creches, é quase igual ao número de vagas oferecidas. Um dado que indica a admiração e a confiança de todos no trabalho realizado com seriedade e amor.

As crianças permanecem nas instituições em tempo integral, recebendo todo o cuidado necessário. Motivo de tranquilidade especialmente para mães que, após a licença maternidade, passam a contar com a ajuda especializada e gratuita no cuidado com os filhos.

O objetivo das creches é promover a educação integral, criando condições para que os alunos tenham bom desempenho na escola e na vida.  As crianças são preparadas para a fase escolar, geralmente na escola pública, sendo incentivadas a desenvolver seu potencial de forma alegre e criativa. Aprender brincando. É desse modo que elas adquirem o conhecimento e se socializam.

A atuação de uma psicóloga e de um médico voluntários proporciona uma especial atenção com a saúde física, psicológica e emocional das crianças.  Sempre elas apresentam algum problema em uma dessas áreas, a direção das creches informa as famílias e, juntas, buscam a melhor solução. As famílias  também recebem apoio quando vivenciam situações  que estejam prejudicando as  crianças.

A alimentação de boa qualidade, a disciplina e o cuidado pessoal nos primeiros anos de vida, ajudam a compor esse alicerce tão importante para o desenvolvimento humano.

As comemorações, a exemplo da festa de Natal e festa junina, são oportunidades de integração entre os familiares, a escola, os alunos e a comunidade. Assim, os educadores buscam incentivar os pais a participarem mais intensamente da vida escolar dos filhos. Esse conceito é reforçado nas reuniões com os pais.

Já a parceria com o poder público garante recursos para os salários dos professores e da pedagoga especializados em educação infantil, verba que só pode ser utilizada para esse fim.  Assim, a comunidade participa ativamente com doações para garantir o padrão dos serviços oferecidos e as reformas necessárias nos imóveis.  A Paróquia Dom Bosco atua ativamente nesses momentos, mobilizando e incentivando os fiéis a ajudar.