Paróquia apoia comunidade no bairro Jardim Montanhês

A Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque,  no bairro Jardim Montanhês, apoia a comunidade, oferecendo diversos serviços por meio da Pastoral da Saúde, da Conferência Santa Maria Salomé – SSVP, do Grupo Amar é Reviver, para a terceira idade, e do Mutirão Contra a Miséria e a Fome .

Os voluntários da Pastoral da Saúde realizam importante trabalho com os doentes, especialmente com os idosos. Acompanhados dos ministros da Comunhão Eucarística, os agentes da Pastoral visitam os doentes, procurando saber qual o tipo de ajuda precisam . Quando a carência é espiritual, e as pessoas atendidas solicitam a presença de um padre, os agentes entram em contato com a paróquia para agendar a visita do sacerdote. E todo mês de maio a pastoral organiza a Missa dos Enfermos, reunindo na igreja os doentes da comunidade.

Se o problema é de ordem material como, por exemplo, assistência médica, é feito o encaminhamento ao posto de saúde local. Uma vez por mês um representante da Paróquia reúne-se no Posto de Saúde com líderes da comunidade, quando são discutidas questões relacionadas ao desempenho das duas partes: as dificuldades enfrentadas pelo posto, e as reivindicações de assistência médica para os doentes, especialmente a presença no domicílio daqueles impossibilitados de se locomover.

A Pastoral da Saúde também mantém um sistema de empréstimo de cadeiras de rodas, muletas e andadores a pessoas que precisam de ajuda para caminhar. Os equipamentos são adquiridos por meio de doação e compras, realizadas com os recursos de eventos, como por exemplo, um chá anual que reúne toda a comunidade, em momento especial de doação e confraternização.

Rodrigo Araújo/Divulgação PBH

Um projeto especial é dedicado à terceira idade. Fruto de parceria da Paróquia com o Posto de Saúde do bairro, o Projeto Amar é Reviver incentiva a atividade física, orientada por um educador com formação acadêmica e oferece os conhecimentos necessários para um envelhecimento saudável. As atividades incluem o lazer e momentos culturais. Mas sensação entre os frequentadores têm sido as aulas de dança cigana, que até deram origem a um grupo de dançarinas. Hoje, elas se apresentam em eventos da comunidade e fora dela.

O Projeto reúne 30 pessoas com idades entre 60 e 92 anos que, além dos benefícios físicos,por meio da socialização, têm apresentado melhoras na autoestima e no humor, muitas vezes superando também a depressão.

Os vicentinos da Conferência Santa Maria Salomé ajudam famílias com dificuldades para sobreviver ou que enfrentam vários outros problemas, a exemplo das pessoas que saem do interior para tratamento de saúde na capital, mães de família com filhos muito pequenos que não podem sair para trabalhar ou aqueles que precisam de uma ajuda espiritual. Para essas e outras dezenas de situações os vicentinos buscam ajuda na comunidade.

A Conferência Santa Maria Salomé atua no bairro Jardim Montanhês há mais de 50 anos. Atualmente cuida de oito famílias, frequentemente visitadas pelos vicentinos. Eles orientam e acompanham a evolução de todas essas pessoas, com o objetivo de ajudá-las a superar essa etapa de assistência emergencial e a recuperar a autonomia.

Há mais de dez anos o mutirão da fome funciona dentro da Ação Social Santa Margarida Maria Alacoque (Assomar). Oito pessoas se organizam em três equipes para atender 30 famílias com a distribuição de cestas básicas. As pessoas que solicitam atendimento fazem um cadastro que é analisado por todo o grupo. Com a inclusão no programa, a família passa a ser acompanhada.

O pressuposto é de que a dificuldade financeira para comprar alimentos resulta de muitos outros problemas. A partir de um diagnóstico, os voluntários se mobilizam para ajudar. Se a questão é doença, acionam o Posto de Saúde; se é desemprego, procuram ajudar na recolocação no mercado de trabalho; se é alcoolismo, encaminham para o Grupo dos Alcóolicos Anônimos que também funciona na Paróquia. O importante, é que ninguém se sente desamparado.