Paróquia Santíssima Trindade atua em Santa Luzia, Município que integra a Arquidiocese de Belo Horizonte, com um importante seviço social que abrange oito comunidades.
A Creche Comunitária Senhora da Paz, criada pelas religosas da Congregação Irmãs Filhas de Jesus, hoje é conduzida por leigos da Paróquia que acompanham e promovem o desenvolvimento de 170 crianças e pré-adolescentes de zero a 12 anos de idade. São meninos e meninas de comunidades pobres dos bairros Maria Antonieta – antigo Palmital-, Nova Conquista, São Benedito, Conjunto Crtistina, São Cosme e Castanheira que recebem toda atenção necessária de um serviço que proporciona aos pais a tranquilidade de irem para o trabalho sabendo que os filhos estão sendo bem cuidados.
A educação infantil é elaborada com orientação pedagógica. E no contra turno escolar, as crianças com idades de seis a 12 anos, que integram o Projeto Paz, participam de atividades pedagógicas preparadas por especialistas.
Enquanto os filhos estudam, as mães que não trabalham fora têm a oportunidade de aprender algo novo nas oficinas do Clube de Mães, criado nos moldes dos projetos de geração de renda que envolve, também, alunos da creche nas aulas e de artesanato. Em um bazar, toda a produção é comercializada e a renda revertida para a instituição e para cobrir as despesas do Clube de Mães com material e contratação de oficineiros.
Mesmo com o esforço próprio e recursos de alguns convênios, a creche depende da comunidade para manter este bonito trabalho. Todo tipo de doação é destinado às crianças e suas famílias, seja no dia a dia da escola, ou do lar.
A inclusão digital é outro importante serviço prestado à comunidade. Três telecentros permitem acesso gratuito à internet nas comunidades São José, Nossa Senhora da Paz e Santo Inácio de Loyola.
Na Comunidade São José, bairro Nova Esperança, o telecentro é um dos projetos coordenados por religiosas da Congregação Irmãs Filhas de Jesus. Nessa unidade, o diferencial é o curso de informática para 50 alunos, em cinco turmas, de segunda a quinta-feira. Também são oferecidas aulas de música – teclado e violão – às segundas e terças-feiras, para quatro turmas de cinco alunos cada. Às terças e quintas-feiras à noite, tem aula de capoeira para crianças a partir dos 8 anos de idade, adolescentes, jovens e também para os pais das crianças.
O reforço escolar faz parte das ações sociais na Comunidade São José, e é aberto a todas as crianças que sentem dificuldades em alguma matéria. Aos sábados, um estudante jesuíta, voluntário, dá aulas de inglês para turmas de adultos e estudantes que desejam melhorar o inglês que aprendem nas escolas.
Geração de renda
As aulas de culinárias reúnem os moradores que têm talento e gostam de cozinhar. Segundo a coordenadora dos projetos, irmã Edna Zangali de Azevedo, alguns alunos já estão complementando o orçamento doméstico com a venda e salgadinhos e doces, mas ela explica que a meta é criar uma pequena cooperativa. A turma atual tem dez alunos que frequentam as aulas duas vezes por semana.
O objetivo de todo o trabalho, segundo irmã Edna, é incentivar o fortalecimento dos laços das crianças com seus familiares e a comunidade, que tem aproximadamente 3.500 famílias. “Já conseguimos algum progresso ”, afirma a religiosa. “Sentimos que crianças e adultos estão mais confiantes e que o trabalho desenvolvido na Paróquia apresenta resultados positivos”.
Na Comunidade Nossa Senhora da Penha, que também integra a Paróquia Santíssima Trindade, o Grupo Mulheres Criativas, idealizado para acolher famílias que passam por momentos difíceis, oferece oficinas artesanato e pintura. Nessa, assim, como nas outras ações sociais, o objetivo maior é evangelizar, tomando como exemplo a solidariedade.
Além da atuação no interior das comunidades, a Paróquia Santíssima Trindade organiza ações em rede, articulando os grupos que atuam na Paróquia com as instâncias do poder público como o Programa Fica Vivo e os Conselhos Municipais. Todos os meses, os fiéis que participam dessas entidades reúnem-se para eleger as prioridades que deverão ser transformadas em políticas públicas.