Após sete anos de atividades, o programa Parlamento Jovem inicia nova versão em 2010. Com o intuito de possibilitar com que cada vez mais jovens conheçam o funcionamento do Legislativo e de estruturas de ação do Estado, o Programa expande-se para outras nove cidades de Minas, além de Belo Horizonte.
Na capital, o convênio para o desenvolvimento das atividades será assinado entre a PUC Minas, a Câmara Municipal e a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude, nesta quarta-feira, 17 de março, às 14h. A cerimônia será na Câmara Municipal (Palácio Francisco Bicalho – Avenida dos Andradas, 3100).
O pró-reitor de Extensão da Universidade, professor Wanderley Chieppe Felippe, representará na solenidade o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e o grão-chanceler e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Além de vivenciarem o dia a dia das casas legislativas, os alunos de escolas públicas e privadas, orientados por universitários, sob a supervisão de professores, participam de oficinas de redação e oratória, com o objetivo de criar oportunidades para o protagonismo juvenil. Cidadania, participação política, divisão de poderes, orçamento público e ética são alguns dos temas abordados pelo Parlamento Jovem.
Expansão
No primeiro semestre deste ano, as atividades do Parlamento Jovem concentram-se em Belo Horizonte. A partir de setembro, além da capital, o programa será estendido para Divinópolis, Capelinha, Montes Claros, Caratinga, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Visconde de Rio Branco e Viçosa.
As atividades são desenvolvidas pelo curso de Ciências Sociais, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e as câmaras municipais das referidas cidades.