A plenária final do Parlamento Jovem de Belo Horizonte será na próxima segunda-feira, 5 de julho, a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3100, Santa Efigênia).
Na ocasião, cerca de 50 alunos das escolas participantes desta edição apresentam, discutem e votam as propostas de relativas ao tema trabalho durante o semestre: Resíduos sólidos e meio ambiente. Os alunos são provenientes do Instituto Sagrada Família, do Colégio Padre Eustáquio, da Escola Municipal Professor Leopoldo de Miranda e da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa.
Entre as propostas a serem apresentadas estão: capacitação de profissionais para ministrarem palestras que incentivem a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos sólidos em colégios; criação de coleta separada e aproveitamento do lixo orgânico gerado por sacolões, restaurantes e mercados; e incentivo à educação ambiental focada na coleta seletiva e nos diferentes tipos de materiais.
Oito monitores do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e quatro professores da Universidade acompanham as atividades dos adolescentes.
O projeto
O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto de extensão universitária que possibilita aos jovens conhecer o funcionamento do legislativo e as outras estruturas de ação do Estado, além de criar oportunidades para o protagonismo juvenil. Este ano é realizado a partir da parceria entre a PUC Minas (curso de Ciências Sociais e Pró-reitoria de Extensão). Câmara Municipal de Belo Horizonte (Escola do Legislativo), Coordenadoria da Juventude da Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude.
Coordenadores, monitores, alunos, professores e colaboradores participam intensamente de todo o processo, já que a metodologia abarca formação teórica e atividades práticas. Alguns dos temas abordados são cidadania, democracia, participação política, divisão de poderes, orçamento público e ética. Os alunos também participam de oficinas de redação teatro e oratória, pesquisa, elaboração, defesa e votação de propostas no plenário da casa legislativa.