Papa se despede dos bispos do Regional Leste 2 da CNBB

Os bispos do Regional Leste 2 da CNBB foram recebidos no sábado, dia, 19, pelo papa Bento XVI, no Vaticano, no encerramento da visita ad Limina Apostolorum, aos departamentos da Cúria Romana e do Vaticano.

Bento XVI convidou os bispos a ajudarem os fiéis de suas dioceses a descobrirem a alegria da fé e de serem pessoalmente amados por Deus. “Tende grande confiança na graça e sabei infundir esta confiança no vosso povo, para que a fé sempre seja guardada, defendida e transmitida na sua pureza e integridade”, disse o papa.

O Santo Padre lembrou a Celebração Eucaristia como “o mais imperioso e importante” dever dos bispos e os aconselhou a criarem lugares e ocasiões de oração para o povo. “É preciso que as paróquias e os santuários, os ambientes de educação e sofrimento, as famílias se tornem lugares de comunhão com o Senhor”, destacou.

O Papa Bento XVI pediu aos bispos que promovam a participação de todos os fiéis na edificação da Igreja, governando com coração de servo humilde e pastor afetuoso. "Não vos canseis de alimentar nos fiéis o sentido de pertença à Igreja", exortou. “O governo do Bispo só pode ser pastoralmente proveitoso se gozar do apoio de uma boa credibilidade moral, que deriva da sua santidade de vida. Tal credibilidade predisporá as mentes para acolherem o Evangelho anunciado por ele na sua Igreja e as normas que ele estabelecer para o bem do povo de Deus”, acrescentou.

O presidente do Regional Leste 2 da CNBB e Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, saudou o papa em nome dos bispos. Ele exaltou a fé e a riqueza do patrimônio religioso do povo mineiro e capixaba, definindo o Regional Leste 2 como sendo o “coração católico da Igreja no Brasil”.

Saudação do Papa  aos bispos do Regional Leste 2 da CNBB, no encerramento da visita ad Limina Apostolorum.

Acompanhe as notícias da visita a Roma: ad Limina, comunhão com o Papa Bento XVI, celebração na Basílica de São Pedro, comissão para América Latina, roteiro de visitas, audiências reservadas, reunião sobre os meios de comunicação católicos , desafios do Clero, momento de espiritualidade, família e ação social, saudação de dom Walmor ao Papa, Papa se reúne com bispos do Regional Leste 2