Papa recorda as vítimas da tragédia nas minas na Turquia

Na audiência geral desta semana, o Papa Francisco expressou sentimentos de pesar e orou pelas centenas de pessoas bloqueadas na mina de Soma, na Turquia, por causa da explosão ocorrida na tarde de terça-feira,  na qual perderam a vida 274 mineiros, conforme números divulgados até o momento. O Papa lamentou a dor causada pelas “tragédias vergonhosas” que se verificam nos contínuos naufrágios no Mediterrâneo; pelo sofrimento vivido ao lado dos nunca esquecidos desempregados da Sardenha; pela indignação diante dos direitos espezinhados da pessoa humana, como o mais elementar a saúde, partilhada com os habitantes da chamada “terra do fogo”.

O Santo Padre pediu aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro para rezarem a fim de que os direitos humanos sejam colocados sempre no primeiro lugar em todos os sistemas econômicos e sociais. O Papa fez o apelo, depois da reflexão dedicada ao dom especial do Espírito Santo que é a fortaleza. Um dom, disse, “que nos liberta de muitos impedimentos” e nos dá força inclusive nos momentos mais difíceis e nas situações extremas. E há muitas pessoas, frisou o Papa, que vivem quotidianamente situações graves e problemáticas. “Todos nós conhecemos alguém que viveu situações difíceis, muitos sofrimentos, homens que lutam para levar em frente a família, para educar os filhos”.

“Sabemos também que há muitos homens que possuem a fortaleza necessária para ajudar quem se encontra em dificuldade”, disse o Santo Padre. “São homens e mulheres que honram o nosso povo e a nossa Igreja”. E o Papa Francisco não hesitou defini-los como  ” os santos do quotidiano, aqueles que estão no meio de nós. Pessoas pelas quais devemos dar graças ao Senhor, porque são as testemunhas de uma santidade escondida. Precisamente, em virtude do seu exemplo, não nos devemos deixar dominar pela indolência, ou pior, pelo desânimo nem nos render diante das dificuldades e provações da vida”.

Leia, ainda, os resumos das reflexões do Papa Francisco nas homilias das Missas celebradas na Casa Santa Marta, situada nas dependências do Estado do Vaticano:

16 de Maio de 2014
PAPA: REZAR, CELEBRAR E IMITAR JESUS PARA CONHECÊ-LO