Emoção, comunhão e reflexão marcaram a Cerimônia de Acolhimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), nessa quinta-feira, 3 de agosto, em Lisboa, Portugal. O evento reuniu meio milhão de jovens que ouviram atentos as palavras do Papa Francisco. “Sejam dias em que o teu nome, através de irmãos e irmãs de muitas línguas e nações que o pronunciam com amizade, ressoe como uma notícia única na história, porque único é o pulsar do coração de Deus por ti. Este é o ponto de partida da JMJ, mas sobretudo da vida”.
Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte, que estão em Lisboa participando da JMJ, partilharam a emoção da chegada do Santo Padre para a cerimônia. Veja, a seguir, o registro desse momento especial.
Em sua homilia, Papa Francisco destacou a alegria de escutar as juventudes presentes neste bonito encontro. “Nesta Jornada Mundial da Juventude, ajudemo-nos a reconhecer esta realidade essencial: sejam estes dias ecos vibrantes do chamado amoroso de Deus, porque somos preciosos a seus olhos, apesar do que às vezes os nossos olhos veem, enevoados pela negatividade e ofuscados por tantas distrações. Sejam dias para fixar no coração que somos amados tal como somos”.
“Muitos sabem nosso nome, mas não nos chama pelo nome; isso revela a nossa utilidade e não a nossa humanidade. Somos lembrados pelo que podemos oferecer e não pelo que somos. Já Deus nos chama pelo nome e deseja nos amar não pelo que oferecemos, mas pelo que somos. Para Jesus somos importantes. Somos pecadores, mas somos amados pelo que somos. Mesmo em meio às nossas limitações, erros e pecados, Ele, Jesus, continua a nos amar pelo que somos”.
O Santo Padre continuou sua meditação sublinhando que “na Igreja há espaço para todos. A Igreja é a mãe de todos e não de alguns. Nestes dias cada um de vocês transmite a linguagem do amor”. Ao fim da sua catequese, o Papa Francisco pediu aos jovens coragem: “Não tenham medo, tenham coragem. E não se esqueça de que Deus vos ama”.
Clique aqui e assista a transmissão da Cerimônia de Acolhimento da JMJ.