Sereno e com um sorriso no rosto, Papa Francisco recebeu alta nesta manhã de sexta-feira, 16 de junho, do Hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado no último dia 7, para uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese. O Santo Padre foi recebido por uma pequena multidão que acompanhou a sua saída do hospital.
“Eu ainda estou vivo e sofro pelos migrantes”. Essas foram as primeiras palavras ditas pelo Pontífice assim que deixou o hospital. Logo em seguida dirigiu sua fala de gratidão aos jornalistas presentes: “Obrigado pelo serviço de vocês, muito obrigado”.
Visita à Basílica de Santa Maria Maior
Segundo a Sala de Imprensa vaticana, o Santo Padre foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, após deixar o Hospital Gemelli, e antes de retornar ao Vaticano.
Também antes de seu retorno ao Vaticano, o Papa Francisco fez uma breve visita particular às freiras do Instituto Maria Santíssima Bambina, reunidas para o capítulo geral.
Papa Francisco irá rezar o Angelus deste domingo, 18 de junho, e as audiências dos próximos dias estão confirmadas, com exceção da Audiência Geral de quarta-feira, 21, que foi cancelada visando a recuperação pós-operatória do Santo Padre.