A segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos começa nesta quarta-feira, de 2 a 27 de outubro, no Vaticano.
Na intenção de oração mensal de outubro, o Papa convida-nos a rezar “para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos.”
Em outubro de 2021, no início do Caminho Sinodal, a Rede Mundial de Oração do Papa lançou o site Pray For The Synod, em colaboração com a Secretaria do Sínodo e a União Internacional de Superioras Gerais (UISG). Este site tornou-se um ponto de encontro para pessoas de todo o mundo partilharem orações pelo Sínodo. Desde então, mais de 300 orações escritas pelo Povo de Deus foram partilhadas. As orações diárias do site, chamado Click To Pray, ajudam a rezar pelo Sínodo, seguindo, ao longo do mês, o pedido proposto pelo Papa.
Trabalho e reflexão
Os trabalhos, durante o Sínodo dos Bispos, serão orientados pelo Instrumentum Laboris (IL), documento publicado no início de julho, também em português.
Estruturado em cinco partes, o documento não oferece resposta pronta, mas sim indicações e propostas sobre como a Igreja pode responder à necessidade de ser sinodal em missão, ou seja, uma Igreja ainda mais próxima de cada pessoa, casa e família de Deus, na qual todos os batizados sejam corresponsáveis e participem de sua vida na distinção de seus diferentes ministérios e papéis.
Programação
A segunda sessão, assim como a primeira, será precedida por dois dias de retiro espiritual, que acontecerá no Vaticano.
Uma novidade, em relação a 2023, é a vigília penitencial que concluirá o retiro de dois dias. Esta vigília acontecerá na noite de terça-feira, 1º de outubro, na Basílica de São Pedro e será presidida pelo Papa Francisco. O evento estará aberto à participação de todos, especialmente dos jovens.
Além disso, na noite de sexta-feira, 11 de outubro, também este ano se repetirá a experiência de uma oração ecumênica, juntamente com o Santo Padre, os Delegados Fraternos presentes na Sala do Sínodo e vários outros representantes de Igrejas e Comunidades eclesiais presentes em Roma.
Já em preparação para a fase final da Assembleia, na segunda-feira, 21 de outubro, será dedicado a um dia de retiro espiritual.