Papa Francisco orienta fiéis a estudarem as Bem-aventuranças

Depois de um mês de pausa das audiências gerais, o Papa retomou na quarta-feira, dia 6 de agosto, o encontro semanal com os fiéis. Pela primeira vez em seu Pontificado, a audiência foi realizada na Sala Paulo VI, ambiente com ar condicionado, mais apropriado para receber milhares de pessoas nesta estação.

Francisco foi acolhido como sempre, com muito carinho, pelos quase 7 mil fiéis presentes, e começou sua catequese evidenciando as características do povo de Deus: em primeiro lugar – disse – este povo foi fundado sobre a Nova Aliança, estabelecida pelo Senhor com o dom de sua vida.

Prosseguindo, ressaltou o papel de São João Batista, o ‘precursor’, aquele que preparou a vinda do Senhor predispondo o povo à conversão dos corações e ao acolhimento da consolação de Deus.

Continuando a catequese, o Papa lembrou: “Cristo, no Sermão da Montanha, como Moisés no Monte Sinai com o antigo Israel, nos deu o ensinamento novo, que começa com as Bem-aventuranças. Elas são o caminho indicado por Deus como resposta ao anseio de felicidade ínsito no homem; elas aperfeiçoam os mandamentos da Antiga Aliança”.

O Santo Padre interagiu com os fiéis, peregrinos e turistas, questionando se recordavam as Bem-aventuranças e convidou-os a repeti-las com ele.