Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: monsenhor José Otacio Oliveira Guedes

O Papa Francisco, acolhendo pedido do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes. A nomeação foi comunicada pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira, 15 de maio.

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo expressou alegria e gratidão pelo gesto do Santo Padre. “Nosso amado Papa Francisco, sempre atento às necessidades do povo de Deus em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeia monsenhor José Otacio para o ministério episcopal, confiando-lhe a missão de bispo auxiliar. O gesto do Papa Francisco fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de Proclamar a Palavra de Deus. Gratidão ao Santo Padre e ao monsenhor José Otacio, que oferece o seu ‘sim’ ao novo chamado da Igreja – a missão de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte”.

Monsenhor José Otacio Oliveira Guedes

Mineiro de São Sebastião do Maranhão, o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes nasceu no dia 26 de fevereiro de 1974 – filho de Adão de Souza Oliveira e Aulíria Alves Guedes. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1991, concluindo a formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999, e presbítero em 29 de agosto de 2000, por Dom Carlos Alberto Navarro.

Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio (2008-2012), mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2001), bacharel em Teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, Roma (1995-1998) e graduado em Filosofia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro – FSBRJ (1993-1994), monsenhor José Otacio foi padre formador no Seminário Maior da Arquidiocese de Niterói, vice-reitor (2001-2003), reitor do Seminário Maior (2004-2006) e formador dos seminaristas de Filosofia (2013-2016). Na Arquidiocese de Niterói, foi capelão da Igreja Imaculada Conceição, em Niterói (2001-2006), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores (2004-2006), pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda das Pedras, em Itaboraí (RJ), de 2006 a 2012. O sacerdote dedicou-se à direção do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói (2013-2016), foi assistente da Pastoral Universitária (2013-2016), coordenador dos Cursos de Teologia para Leigos e de Formação para catequistas da Arquidiocese de Niterói (2013-2016).

No campo acadêmico, lecionou exegese do Novo Testamento na graduação e pós-graduação da PUC-Rio (2003-2008; 2012-2017).

De 2017 a 2020, foi missionário na Arquidiocese de Porto Velho (RO), no projeto Igrejas Irmãs. Em Porto Velho, foi administrador da Área Missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo, e professor de Bíblia no Seminário São João XXIII e da Faculdade Católica de Rondônia.

Recentemente, dedicou-se à missão de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.